Maat e Manicómio juntam-se para promover consultas de psicologia a preços reduzidos

Já está no ar o projecto “Consultas sem Paredes”, desenvolvido pelo Maat e o Manicómio. Esta é uma iniciativa que promove consultas de psiquiatria, psicologia e terapia nos espaços interiores e exteriores do museu, fora dos habituais gabinetes médicos.

Depois de dois anos em fase piloto no espaço Manicómio, em Lisboa, “Consultas sem Paredes” é agora lançado no Maat, inserido no “Roteiro para a Saúde Mental”, um projecto no qual o Maat se associa ao Manicómio para pensar o papel dos museus na doença mental e na redução do estigma em torno dela, albergando o projecto Consultas sem Paredes. Podem os museus ser espaços transformadores de bem-estar? Pode a arte ser um elemento catalisador da saúde?

Estas consultas são realizadas por técnicos de saúde mental (psiquiatras, psicólogos e terapeutas) que se relacionam com o projecto Manicómio. Será também feita uma open call para convidar mais profissionais da área a participar.

O objectivo passa ainda por ampliar o conceito de museu, numa lógica interdisciplinar que cruza a área da saúde com as artes visuais e a arquitectura do Maat. «Queremos um museu que ajude a viver melhor, um museu que evolua connosco e nós com ele, um museu com a capacidade de estabelecer uma relação entre a criação artística, os espaços institucionalizados para a sua apresentação e a saúde mental, promovendo assim uma ‘contaminação’ entre a arte e a saúde mental», afirma, em comunicação, o director do Maat, João Pinharanda.

Todas as consultas têm o custo reduzido de 35 euros para promover o acesso a serviços de saúde mental de pessoas com menor poder económico, e não têm lista de espera. O agendamento é feito por e-mail consultas.maat@manicomio.pt.

Artigos relacionados