M80 lança 11 rádios digitais temáticas

A M80 está a desdobrar-se em 11 outras estações de rádio, disponíveis apenas online. O novo projecto da Media Capital Rádio tem em vista a transformação digital da marca por ocasião do seu 11.º aniversário.

A nova experiência pensada pela M80 permite aos ouvintes escolherem a década e estilo de música que mais lhes interessa. Cada uma das 11 estações online corresponde a um tema, dividindo de forma mais clara os diferentes conteúdos que compõem a M80.

As novidades já estão disponíveis no site da M80 e via aplicação móvel. M80 60’S, M80 70’S, M80 80’S, M80 90’S, M80 Indie, M80 Ballads, M80 Dance, M80 POP, M80 Portugal, M80 Rock e M80 Soul são novas estações online temáticas.

«O ouvinte vai sempre sentir que está a ouvir a M80, mas vai poder mudar de rádio temática em rádio temática, dentro do nosso universo, de uma forma muito simples e rápida, conforme a disposição, momento ou gosto», explica Miguel Cruz, director da M80 Rádio. «Não se trata, de todo, de uma playlist, um algoritmo ou uma plataforma agregadora de músicas, sem vida lá dentro. Bem pelo contrário», acrescenta.

Cada uma das estações conta com voz de estação, jingles e publicidade. Não são em tudo semelhantes à M80 em FM (não têm programas), mas a ideia será trabalhar de modo a que venham a ser completamente iguais. No que diz respeito à publicidade, o modelo é igual.

João Arbués Moreira, director de Marketing da Media Capital Rádios, explica à Marketeer que estamos perante 11 rádios M80 e não 11 canais de música, sendo essa a principal diferença relativamente a serviços como o Spotify, por exemplo. «As músicas apresentadas são seleccionadas, tal como na rádio em FM, por um programador musical que faz as escolhas em função de estudos onde os ouvintes mostram as suas preferências dentro de um largo espectro musical», conta. O responsável garante que não existem escolhas aleatórias.

«Esta é uma rádio a 100% porque é construída com todas as regras de uma rádio: a mistura das músicas (com as técnicas que se utilizam na M80 rádio), a sonoplastia que a envolve (toda a ‘plástica’, os sons, os jingles e as vozes dos locutores)… Tudo é realizado de forma igual na rádio FM e na rádio digital. Tanto assim que nas duas plataformas há a presença humana que confere a sensação de ‘companhia’ tão própria da Rádio!», conclui João Arbués Moreira.

O director de Marketing explica ainda que a M80 foi a escolhida para esta aposta porque tem o «cluster musical mais estável, é o mais abrangente e fácil de segmentar por épocas e géneros». Luís Cabral, administrador da Media Capital Rádios, acrescenta que se trata de uma iniciativa pioneira: «Somos a primeira empresa a fazer, verdadeiramente, rádios digitais em Portugal. Acreditamos estar, realmente, prontos para o futuro.»

Em termos de objectivos gerais, João Arbués Moreira delineia três: «Estar preparado para o futuro, ter novos ouvintes e permitir mais tempo de escuta.» Alargando a oferta, a estação deverá conseguir conquistar mais ouvintes, em diferentes dispositivos, mas também influenciar positivamente os resultados da M80 em FM: «A M80 já é a terceira rádio mais ouvida em Portugal e queremos crescer.»

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados