A gigante do luxo LVMH é a nova dona das revistas “Challenges”, “Sciences et Avenir” e “La Recherche”, após a compra da editora Éditions Croque Futur, sendo que pretende garantir a continuidade das publicações.
A empresa do bilionário Bernard Arnault já tinha adquirido uma participação de 40% na Éditions Croque Futur, editora dos três títulos, em 2020, tendo agora completado a compra. “Esta aquisição permitirá à Éditions Croque Futur impulsionar o desenvolvimento e a distribuição de seus três títulos, principalmente em formatos digitais, contribuindo assim para a sua viabilidade a longo prazo”, disse a LVMH, adiantando ainda que o grupo pretende “promover informação de qualidade e cultura científica, bem como sua popularização”, segundo citado pelo jornal francês Libération.
No entanto, numa declaração conjunta, as três revistas, juntamente com seus representantes sindicais, classificaram a venda como “um salto no vazio”, e afirmaram que se instalou “uma verdadeira desconfiança” em relação à LVMH.
Em novembro, as equipas editoriais das revistas pediram a Bernard Arnault, CEO do grupo, que assinasse “cartas de independência”, mas não tiveram sucesso. Em dezembro, os Repórteres Sem Fronteiras e os sindicatos de jornalistas franceses apresentaram uma queixa aos tribunais administrativos e à Autoridade da Concorrência para examinar as consequências da aquisição.
O negócio vai permitir uma expansão do império mediático da LVMH que já inclui, entre outros títulos, o grupo Les Échos-Le Parisien, o jornal liberal L’Opinion e o site de notícias financeiras L’Agefi.














