Luso entra na guerra dos ice tea

Luso TeaA marca Luso deu hoje a conhecer à comunicação social a sua mais recente inovação que tem vindo a ser trabalhada há mais de um ano: Luso Tea. Trata-se do primeiro ice tea português produzido com Água de Luso que começou a chegar aos hiper e supermercados durante o mês de Maio. O objectivo é claro: estar entre as duas principais marcas de ice tea no mercado a três anos.

Luís Prata, director da Unidade de Negócios de Águas e Refrigerantes da Sociedade Central de Cervejas (SCC), salientou que a inovação está no ADN de Luso. «Um em cada quatro produtos que vendemos hoje é novo, ou seja, não existia há três anos», garante. Aliás, salienta Nuno Pinto de Magalhães, director de Comunicação e Relações Institucionais da SCC, «em 2013 os produtos ou embalagens lançados nos últimos três anos representaram 15% das vendas da empresa».

Recorde-se que a SCC lançara já em 2011 a Luso de Fruta. No entanto Luís Prata esclarece que são produtos diferentes já que «Luso Tea tem chá na sua composição» e têm momentos de consumo diferentes. «Luso Tea terá um consumo mais familiar ao passo que Luso Fruta tem um consumo mais individual ao longo do dia.»

Luso Tea agrega também o objectivo de estimular hábitos saudáveis entre os seus consumidores que poderão ser de qualquer faixa etária já que o produto não tem cafeína. Ainda assim o público-alvo são as mulheres modernas entre os 25 e os 44 anos preocupadas com a aparência, com estilo de vida activo e essencialmente urbanas.

De que é feito o seu ice tea?

Os ice teas tradicionais têm 93% de água, mas a Luso questiona: “De onde vem essa água?” É que no caso de Luso Tea esses 93% de água são Água de Luso. A essa água Luso junta ingredientes de origem natural – extracto natural de chá e fruta -, sem corantes nem conservantes. Com baixo nível de calorias, a marca garante que Luso Tea pode ser consumido regularmente ao longo do dia, às refeições, numa pausa ou para refrescar os momentos de descontracção.

Para ao lançamento de Luso Tea, a SCC fez um investimento de cerca de quatro milhões de euros entre a instalação da linha de enchimento no Luso e a campanha publicitária que representa 90% do investimento total. Em televisão a campanha, com assinatura da FCB, arranca na quinta-feira. Ao filme junta-se ainda outdoor e digital.

O novo Luso Tea está disponível no canal Horeca e na grande distribuição nas variedades Limão, Pêssego e Frutos Vermelhos – esta última, uma aposta diferenciadora da marca face às marcas existentes no mercado -, disponível em latas de 33 cl (vocacionado para o canal Horeca) e garrafas pet de 1,5Lt (vocacionado para super e hipermercados). O alargamento da gama de sabores não está posto de parte, mas na fase de lançamento serão apenas os três agora apresentados.

Apesar da SCC considerar que a exportação, nomeadamente para Angola, pode vir a ser uma realidade para Luso Tea, para já a empresa está concentrada no mercado nacional.

Texto de Maria João Lima

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