Lusíadas Saúde faz investimento olímpico no desporto
O Grupo Lusíadas Saúde é o serviço médico oficial de apoio aos atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos, fruto de um protocolo assinado com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
No âmbito desta parceria, os atletas que representam e representarão Portugal tanto nos Jogos Olímpicos (a decorrer até 8 de Agosto) como nos Paralímpicos de Tóquio no Japão (de 24 de Agosto a 5 de Setembro) recorreram, no decurso dos programas de preparação deste ciclo olímpico, às unidades de saúde do Grupo Lusíadas para a obtenção de cuidados de saúde, realização de tratamentos e monitorização da sua condição física, mas também para a realização de testes à Covid-19, obrigatória para todos os atletas antes da partida para as competições.
Em entrevista à Marketeer, Ester Leotte, directora de Marketing do Grupo Lusíadas Saúde, aborda a importância do desporto no seio do grupo, que tem vindo a consolidar a sua posição enquanto «maior parceiro de saúde do desporto nacional». Na agenda de patrocínios da marca para este ano estão outros eventos desportivos, como é o caso da 82.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que arrancou hoje.
O Grupo Lusíadas Saúde é o serviço médico oficial de apoio aos atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos. Que importância é que esta acção assume na estratégia de Marketing e Comunicação da marca?
A missão da Lusíadas Saúde é ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis, pelo que qualquer incentivo ao desporto e a uma vida mais activa faz todo o sentido em termos de comunicação de marca.
Apoiar os Comités permite à Lusíadas Saúde reforçar o seu posicionamento enquanto maior parceiro de saúde do desporto nacional de uma forma transversal, estando ao lado daqueles que aspiram a ser os melhores e para quem a saúde e o bem-estar são uma prioridade.
Como se materializa esta parceria? E quais os objectivos traçados?
Esta é uma parceria win-win em que cada um de nós (por um lado a Lusíadas Saúde e, por outro, os Comités Olímpico e Paralímpico) dá o que tem de melhor para garantir que cada um dos atletas chegue à competição na melhor forma possível. Nós disponibilizamos os nossos serviços médicos e a nossa expertise clínica e os Comités “entregam-nos” os atletas de elite com a garantia de que a sua saúde ficará em boas mãos.
Nestes anos atípicos de pandemia, a materialização deu-se, sobretudo, na realização de centenas de testes à Covid-19 que os atletas foram obrigados a fazer antes de viajarem para o Japão. Alguns deles fizeram também outros rastreios necessários, sempre de acordo com as necessidades da equipa médica dos próprios Comités.
O objectivo é sempre prestar os melhores cuidados de saúde e apostar na prevenção, promovendo vidas mais saudáveis e contribuindo assim para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.
Como é que o Grupo Lusíadas tem vindo e continuará a activar este patrocínio antes e durante as competições?
A activação desta parceria tem sido feita sobretudo em owned media. Primeiro marcando presença física com comunicação da parceria nas nossas unidades e seguidamente nos restantes canais digitais, tanto internos como externos. Continuaremos a acompanhar os atletas, sobretudo nas redes sociais, já que é neste canal que os nossos clientes nos acompanham diariamente e onde conseguimos uma actualização em tempo real face ao que está a acontecer no Japão.
Que retorno é que esta associação aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos traz ao Grupo Lusíadas? E que valores da marca permite trabalhar?
Para além do fit que tem com a nossa missão e propósito, a associação aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos permite-nos trabalhar ainda o eixo da diversidade e inclusão, tão importante para todo o UnitedHealth Group, onde se insere a Lusíadas Saúde. Adicionalmente, a convivência com estes atletas inspira-nos internamente ao desempenho e ao relacionamento, dois valores da marca fundamentais.
A Lusíadas assegura também os serviços médicos da 82.ª Volta a Portugal, que já arrancou. A aposta no desporto é para manter?
A aposta da Lusíadas Saúde em grandes eventos desportivos, como é o caso da Volta a Portugal, permite-nos consolidar a nossa posição enquanto maior parceiro de Saúde do desporto nacional. A Lusíadas assegura pelo 3.º ano consecutivo os serviços médicos da Volta a Portugal, garantindo a prestação de cuidados de saúde a todos os atletas, equipas e ao público que acompanha as etapas da Volta, com o envolvimento de profissionais Lusíadas de norte a sul do País.
Em Setembro também estaremos de novo presentes no Lusíadas Porto Sailing, evento que inclui a mais importante regata da vela feminina em Portugal e, este ano, terá ainda a inauguração e a participação de um barco inclusivo.
Destaco ainda a B2Run que se realiza também em Setembro, o maior movimento desportivo corporativo do País, que conta com o apoio da Lusíadas desde o início.
Neste contexto, parece-me claro que o desporto, enquanto promotor de vidas saudáveis, se encaixa perfeitamente no nosso posicionamento. Como também estou convencida que somos uma mais-valia para estas competições e para os desportistas nacionais, acredito que estas parcerias de sucesso sejam para manter no futuro.
A pandemia de Covid-19 trouxe ainda mais a saúde e o bem-estar para o debate público. Neste contexto, que oportunidades e desafios se colocam às marcas do sector da Saúde?
A pandemia fez com que todos nós nos reajustássemos e reinventássemos em qualquer área ou sector com, efectivamente, grande enfoque e pressão na área da Saúde, de onde se esperavam as soluções. Penso que o maior desafio foi o de conseguirmos garantir a segurança de todos, tanto de colaboradores como de clientes, num momento de tantas incertezas e num tão curto espaço de tempo.
Em termos de oportunidades, vale a pena salientar a importância da adopção transversal da tecnologia como ferramenta de proximidade, o que, no nosso caso, nos permitiu, por exemplo, lançar as teleconsultas em plena pandemia. A telemedicina surge assim como uma enorme oportunidade de conseguirmos cuidar de ainda mais pessoas, independentemente do local onde se encontram, com toda a segurança e diferenciação que nos caracterizam. Enquanto clientes, passámos todos a ter a oportunidade de falar com um profissional de saúde sem ter de sair de casa, factor crucial durante a pandemia, mas também tão importante no nosso dia-a-dia, já que há várias situações que, apesar de necessitarem de uma avaliação médica, podem ser observadas à distância, sem nos termos de deslocar ao hospital.
Ainda muito haverá a desenvolver nesta área da telemedicina, mas o salto que foi dado durante a pandemia foi, sem dúvida, uma oportunidade para a saúde.
Texto de Daniel Almeida