Lush lança bombas de banho sobre marcas que estão a eliminar programas de diversidade, equidade e inclusão

A Lush introduziu três novas versões das suas bombas de banho mais populares nas lojas dos Estados Unidos, nomeando-as Diversidade, Equidade e Inclusão. A iniciativa surge na sequência das declarações de Donald Trump, que, no dia 30 de janeiro, responsabilizou as políticas DEI da Administração Federal de Aviação por um acidente entre uma aeronave comercial e um helicóptero militar em Washington. Poucos dias antes, a nova administração havia assinado uma ordem executiva para abolir programas DEI em organismos federais.

Num contexto em que muitas empresas norte-americanas estão a afastar-se de iniciativas de diversidade, a Lush adota uma abordagem oposta. Como forma de protesto contra a eliminação dessas políticas, a marca britânica renomeou temporariamente alguns dos seus produtos icónicos, reafirmando o seu compromisso com a inclusão.

Apesar de os artigos em si não serem novos, a empresa pretende evidenciar a importância da diversidade e dos princípios DEI. “Não vamos abdicar das nossas políticas e queremos deixar claro que o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão é inabalável”, declarou Hilary Jones, diretora global de ética da Lush à imprensa norte-americana.

Esta já não é a primeira vez que a marca utilizar os seus produtos para transmitir mensagens políticas e sociais. Nos anos 2000, lançou o sabonete Gay is Okay, cujo lucro foi direcionado para a organização All Out, dedicada à defesa dos direitos LGBTQ+. O produto foi proibido em países como a Rússia e a Arábia Saudita.

Já em 2021, a empresa causou controvérsia ao anunciar a sua saída das redes sociais, justificando a decisão com preocupações sobre o impacto negativo dessas plataformas na saúde mental dos consumidores.