Luneta apresenta vídeos de ofícios esquecidos

Se não sabe o que é um guitarreiro ou o que faz uma curadora, a Luneta tem a solução. A produtora de vídeos online aventurou-se numa série de vídeos independente, a primeira do género para a Luneta, e apresenta “Retratos de um Ofício”. Os vídeos dão a conhecer seis profissões em vias de extinção em Portugal.

Com cerca de três minutos cada, os vídeos da Luneta contam as histórias do sapateiro Arnaldo Rosa, do alfaiate António Cabral, do encadernador Ilídio António, do construtor de guitarras portuguesas Gilberto Marques Grácio, do estofador Manuel Torres da Silva e da curadora de bonecas Manuel Cutileiro, a única senhora do grupo.

A primeira série acaba de ser lançada mas a Luneta já está a pensar numa segunda que deverá ver a luz do dia já este ano. Ana Lobo, fundadora da produtora, conta que sempre tiveram o desejo de enveredar por produções independentes. «Desde o primeiro dia que queremos contar estórias que apaixonam, que marcam. A produção desta série – e das séries que virão – é uma oportunidade para fazermos aquilo de que gostamos, para trabalharmos temas que queremos e, em simultâneo, mostrarmos o que somos capazes de fazer», revela em comunicado.

Artigos relacionados