Luísa Ribeiro Lopes assume liderança do programa INCo.De.2030

Luísa Ribeira Lopes é a nova coordenadora-geral do programa INCoDe.2030, descrito como o maior programa nacional de política pública dedicado ao reforço das competências digitais. A profissional, que já acumulava o cargo de presidente do Conselho Directivo do .PT (entidade que gere o domínio .pt) com o de coordenadora do Eixo da Inclusão da Iniciativa Competências Digitais Portugal do programa, passa a assegurar a liderança.

Luísa Ribeiro Lopes tem um percurso marcado precisamente pelo mundo digital, sendo também sócia fundadora da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, membro do Conselho Estratégico da ACEPI e do Comité Executivo do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Activa.

«Queremos colocar Portugal ao nível dos países europeus mais avançados na dimensão digital, num horizonte temporal que se estende até 2030, e que garanta: a transição digital da educação, da formação profissional com base na capacitação de formandos e formadores com iguais objectivos», adianta Luísa Ribeiro Lopes.

Durante a sua intervenção no Fórum Portugal Digital – que decorreu ontem e que foi o palco escolhido para o anúncio da sua nomeação –, a profissional afirmou ainda que também é preciso assegurar «o estímulo à empregabilidade mediante a capacitação, a formação e a especialização profissional em tecnologias e aplicações digitais; o reforço das competências digitais dos trabalhadores em funções públicas como condição fundamental para a transição digital do Estado e da Administração Pública; e a generalização da literacia digital, com vista ao exercício pleno da cidadania e à efectiva inclusão numa sociedade com interacções cada vez mais desmaterializadas».

A nova coordenadora-geral do programa INCoDe.2030 pretende ainda trabalhar para que haja uma transição digital assente na promoção da igualdade de género, de forma a aumentar a participação das mulheres nesta área.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...