Luís Simões é o novo Diretor-Geral da NielsenIQ para a Ibéria

A NielsenIQ (NIQ) anunciou a nomeação de Luís Simões como Diretor-Geral para a Ibéria, passando a liderar a operação da empresa em Espanha e Portugal. O executivo sucede a Patrícia Daimiel, que assume agora um cargo global na área de Strategic Insights & Analytics da companhia.

Com mais de 25 anos de experiência no setor de serviços de dados e informação, Luís Simões iniciou a sua carreira na NIQ em França e ocupou cargos de liderança em mercados como Europa, América Latina, Ásia e EUA. Antes de regressar à NIQ em setembro de 2024, desempenhou um papel-chave na Kantar Worldpanel como Diretor de Estratégia Global, onde liderou a aquisição da Numerator.

Emilie Darolles, Presidente da NIQ para a Europa Ocidental, destacou a vasta experiência de Simões e o seu conhecimento profundo do mercado, sublinhando que a sua liderança irá fortalecer a equipa em Espanha e Portugal e impulsionar a inovação na plataforma Discover. “Graças à sua vasta experiência no setor em todos os continentes, o Luís traz um conhecimento profundo das necessidades do negócio e da importância que a informação sobre distribuição — física e online — e sobre o consumidor têm no mercado atual”, apontou Darolles.

“A sua liderança irá fortalecer ainda mais a nossa equipa de especialistas em Espanha e Portugal, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes, promovendo a integração contínua e a melhoria da nossa plataforma Discover e impulsionando a inovação constante em todas as nossas soluções”, expressou agradecendo simultaneamente a Patricia Daimiel.

Por sua vez, Luís Simões afirmou estar entusiasmado com o novo desafio e destacou o papel da NIQ na integração de dados de consumidores e retalhistas para ajudar as marcas a compreenderem melhor o comportamento do consumidor num mercado omnicanal em constante evolução.

“Estou muito entusiasmado e orgulhoso por me juntar à NIQ e ajudar as empresas a desbloquearem o poder da tomada de decisões baseadas em dados. A capacidade única da NIQ de integrar de forma perfeita os dados dos painéis de consumidores e dos retalhistas proporciona uma visão incomparável que reduz a distância entre as ações na loja e o que acaba no cesto de compras. Isto permite às marcas e aos retalhistas compreender verdadeiramente o comportamento do consumidor e aproveitar as oportunidades de crescimento”, declarou Simões.

O novo Diretor-Geral da NielsenIQ accrescentou ainda que “num mundo omnicanal em constante evolução, a capacidade da NIQ de combinar dados de comércio eletrónico com informação sobre o consumidor e o retalho mantém os clientes na vanguarda”, estando, por isso, “ansioso por trabalhar com os clientes para descobrir o porquê, o quando e o onde do comportamento do consumidor e ajudá-los a ter sucesso num mercado dinâmico”.

Artigos relacionados