Mudanças no Marketing da SCC
O marketing de marcas do portefólio da Central de Cervejas passa, a partir de Maio, a estar agregado numa única Direcção e com um novo responsável: Luís Prata.
Luís Prata assumirá, a partir de Maio, a liderança da nova direcção de Marketing da Central de Cervejas (SCC), passando a ter responsabilidade transversal a todas as marcas da companhia, como Sagres, Heineken, Luso, Desperados, Affligem e Strongbow. Segundo a SCC, “Luís Prata terá como principal missão uma gestão integrada e unificada das nossas marcas, de processos, de inovação, de conhecimento do consumidor e da expansão de um portefólio único de marcas icónicas e líderes em Portugal”. Nuno Pinto de Magalhães, director de Comunicação e Relações Institucionais da SCC, explicou à Marketeer que se trata da criação de um cargo que nos últimos anos não tem existido na estrutura da empresa, deixando de estar separado o Marketing das bebidas alcoólicas e das não alcoólicas.
Com esta nova estrutura passam a reportar a Luís Prata os profissionais que anteriormente já estavam a trabalhar cada uma das marcas: Raul Simão (cervejas nacionais), Pankaj Parshotam (cervejas internacionais), Luísa Mota (Luso), Sílvia Rebelo (refrigerantes) e Pedro Antunes (inovação). Já Pedro Esquivel, que respondia pela direcção de Marketing de Cervejas, deixará a SCC regressando ao México, o seu país de origem.
Recorde-se que Luís Prata se juntou à Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, em 2010, como director de Unidade de Negócios de Águas e Refrigerantes.
Luís Prata iniciou a sua carreira na Unilever onde esteve 12 anos em lugares de Marketing e Vendas, assumindo também a função de European brand manager, em Paris, onde foi responsável pela marca Skip na Europa e pelo lançamento em 12 países da inovação Tablets (detergente em pastilhas). De 2005 a 2007, assumiu o lugar de director de Marketing da Oni Telecom, tendo revitalizado a marca OniDuo em Portugal. Em 2008, em França, Luís Prata criou e desenvolveu a sua Start-up de Internet móvel.
Luis Prata tem 45 anos, um MBA pela Sloan School of Business no MIT (EUA) e é licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.
Texto de Maria João Lima