Luís Pedro Martins: «Não estamos em over tourism!»
Perto de sete milhões de turistas, 13,3 milhões de dormidas e mil milhões de euros de proveitos. As contas são do Turismo do Porto e Norte que, este ano, prevê novas notas positivas, defendendo estar longe do over tourism.
Texto de M.ª João Vieira Pinto
Fotografia de Paulo Alexandrino
Uma melhor distribuição de turistas pela região, esbatimento da sazonalidade, investimento na sustentabilidade e conquista de turismo de elevado valor em mercados que podem aumentar a estadia média, como o americano ou o canadiano. As orientações são do Turismo do Porto e Norte e as grandes bandeiras de Luís Pedro Martins, que voltou a assumir, recentemente, a presidência da entidade regional. À conversa com a Marketeer, durante a BTL, que aconteceu em Lisboa, o responsável confirmou a sua confiança de que a região volte a crescer ao ritmo de 2023, ano em que foram batidos todos os recordes em visitantes, dormidas e voos. Acredita que é possível manter ritmos a dois dígitos e diz e repete que a pressão turística é papão que ainda não existe no Porto e Norte.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Março de 2024 da revista Marketeer.