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Que temas marcaram o ano? Quais foram as personalidades com maior cobertura? Eis os ‘campeões’ mediáticos
Os incêndios florestais e o primeiro-ministro Luís Montenegro foram os temas de maior cobertura mediática de 2024, segundo o relatório anual desenvolvido pela CARMA, líder em media intelligence e media monitoring, que apresenta as principais conclusões relativamente ao contexto mediático português.
Com 23,14% das referências jornalísticas, os incêndios dominaram os media, seguidos das comemorações do 25 de abril, as Eleições Legislativas de 2024, as Eleições Parlamentares Europeias e, por fim, a mega-operação da PJ que envolveu buscas na Madeira.
O primeiro-ministro que chegou ao cargo em abril de 2024, Luís Montenegro, foi a personalidade nacional mais destacada com 10,68% das menções mediáticas ao longo do ano, consolidando-se como o político mais presente nos noticiários. Em seguida, os nomes mais mencionados foram o ex-primeiro-ministro António Costa, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o líder da oposição e sucessor de Costa no PS Pedro Nuno Santos e o líder da terceira mais força política do Parlamento André Ventura.
No que diz respeito às figuras internacionais, o novo presidente dos EUA, empossado em janeiro, conquistou o lugar cimeiro seguido dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da Venezuela, Nicolás Maduro e da Ucrância, Volodymyr Zelensky.
Apesar de serem figuras internacionais, estas tiveram um impacto significativo na cobertura mediática em Portugal.
De acordo com o estudo, as Legislativas de 2024 foram os temas mais debatidos durante o primeiro trimestre do ano, em abril ganharam palco as comemorações do 25 de abril e entre maio e junho, o foco da cobertura mediática foi para as Eleições Parlamentares Europeias. A partir de julho, os incêndios florestais passaram a liderar a cobertura mediática e mantiveram-se como o tema mais noticiado até dezembro.
Outras conclusões do relatório são de que o 24 de abril foi o dia com maior cobertura mediática impressa, enquanto o 17 de setembro registou o maior volume de notícias publicadas no online.
Filipe Manuel Pereira, Diretor Geral da CARMA CPLP, destacou que no último ano “vimos uma cobertura mediática intensa e diversificada, com destaque para eventos que marcaram a política e a sociedade portuguesa”. Realça ainda que o media monitoring e a media intelligence são “ferramentas essenciais para entender as tendências e apoiar decisões estratégicas de empresas e organizações”.
Top 10 de personalidades políticas mais mediáticas em Portugal
Depois de Luís Montenegro, António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, e Pedro Nuno Santos, surge Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, na quinta posição e só depois André Ventura na sexta posição. Em sétimo lugar está Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda, seguida de Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal. Paulo Raimundo, secretário-geral do Partido Comunista Português, ocupa a nona posição, e José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, encerra a lista na décima posição.