Luís Franco-Bastos, Nuno Lopes e Filipa Gomes geram mais empatia e notoriedade entre os portugueses
O humorista Luís Franco-Bastos, o actor Nuno Lopes e a apresentadora de programas de culinária Filipa Gomes são as três figuras públicas portuguesas com melhores resultados a nível de empatia e notoriedade junto dos portugueses.
Esta conclusão é da edição de 2023 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, desenvolvido anualmente pela Marktest, e que conclui que estas são as três personalidades públicas em Portugal cuja relação entre os indicadores “empatia” e “notoriedade” é a mais positiva entre as 150 figuras públicas avaliadas.
Embora o trio de figuras públicas não apareça no topo dos ranking individuais de empatia e notoriedade, é quem apresenta valores acima da média em ambos os indicadores, obtendo a relação mais positiva entre ambos.
A Marktest identifica ainda um grupo de personalidades com um registo de empatia acima da média, face à notoriedade total abaixo da média. Nesta avaliação, o top 3 identifica as influenciadoras digitais Vanessa Alfaro, Adriana Silva ou Catarina Filipe como aquelas que mais se destacam, o que indicia que, ainda que não tenham registos elevados de notoriedade global junto do grande público, estas personalidades têm a capacidade de suscitar uma forte ligação com os seus seguidores.