Luís Figueiredo Trindade é o novo CEO da Global Media e tem como prioridade “redimensionar a empresa às suas necessidades atuais”
Luís Figueiredo Trindade, fundador do Jornal Económico e antigo chairman da Media9Par, empresa do Emerald Group, é o novo administrador executivo da Global Media.
Em entrevista exclusiva à Marketeer, o gestor revelou que já iniciou as suas funções na empresa, apesar de ainda não ter sido formalmente apresentado devido a questões burocráticas: “Já estou dentro da Global Media, mas ainda não estou oficialmente em funções devido a formalismos. É só por isso.”
O gestor sucede a Vítor Coutinho, que liderava a administração desde fevereiro de 2024. Reconhecendo o trabalho realizado pela equipa anterior, o novo CEO aponta como prioridade o redimensionamento do grupo: “Fizeram um excelente trabalho e agora tenho que fazer um redimensionamento da empresa, com todas estas transformações que teve nos últimos tempos, com a divisão de títulos, etc. No fundo, redimensionar a empresa às suas necessidades atuais.”
A nova administração enfrenta o desafio de reposicionar o grupo após a venda de títulos emblemáticos como o Jornal de Notícias, a TSF e O Jogo à Notícias Ilimitadas, em julho de 2024. Luís Figueiredo Trindade assume agora a responsabilidade de valorizar e reposicionar o portefólio do grupo, que inclui o Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, Men’s Health, Women’s Health e o Açoriano Oriental. O digital, segundo o gestor, será uma das prioridades: “É o que o mercado está a pedir.”
A experiência acumulada na área dos media é apontada pelo profissional como uma vantagem estratégica: “Esse conhecimento e experiência que tenho e que adquiri ao longo dos anos vai facilitar o meu trabalho para modernizar a empresa, os títulos da Global Media e dar aqui uma inovação na nossa oferta, para tornar a empresa competitiva e sustentável. Esse vai ser o meu objetivo. Vai ser a minha missão.”
A saída de membros da comissão executiva – Diogo Queiroz de Andrade e Mafalda Campos Forte deixaram funções no final de 2024 – marca uma reestruturação interna que aponta para novos rumos no grupo. Contudo, Trindade assegura que não haverá interferência no trabalho editorial das publicações: “Do ponto de vista dos leitores, o trabalho editorial, agora com uma nova direção, tem feito um excelente trabalho onde a administração não vai interferir. Como nunca o fez. Eu não o faço.”
Sobre eventuais alterações nas estruturas hierárquicas dos títulos ou das redações, Luís Figueiredo Trindade mantém uma posição reservada: “Não tenho nada previsto.”
Com a entrada de Luís Figueiredo Trindade, o Global Media Group dá início a uma nova fase, marcada por mudanças estruturais e um foco na modernização e sustentabilidade das suas marcas no competitivo mercado dos media.