Lucros das seguradoras ultrapassa os 458 milhões de euros

Os resultados líquidos provisórios das empresas de seguros sob supervisão prudencial da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) ultrapassaram os 458 milhões de euros em 2020.

Este número, presente no Relatório de Evolução da Actividade Seguradora (REAS), revela que, das 38 empresas contras pela ASF, 35 apresentaram valores positivos. Comparativamente com 2019, assiste-se a um crescimento dos resultados líquidos de 51,6% para as seguradoras controladas directamente pela ASF.

A ASF afirma que este resultado é influenciado pelo desempenho de dois operadores. “Na sequência de efeitos negativos extraordinários verificados em 2019, decorrentes nomeadamente de reforços de provisões técnicas, apresentaram em 2020 uma recuperação ao nível dos resultados apurados”, explica a entidade em comunicado. Expurgado este efeito, a variação do resultado (provisório) registado face a 2019 é de 12%.

O relatório revela ainda que as seguradoras sob supervisão reforçaram a sua solvabilidade em 2020: o rácio de cobertura do Requisito de Capital de Solvência cresceu dois pontos percentuais, o Requisito de Capital Mínimo aumentou 39%.

Artigos relacionados