Lucros da Zurich em Portugal crescem 123% para 37,5 milhões de euros
A Zurich registou um resultado líquido acumulado de 37,5 milhões de euros em Portugal no exercício de 2009, valor que traduz um aumento de 123% face ao ano anterior. Este desempenho resulta do crescimento deste Segurador em termos de prémios brutos emitidos, do reforço da quota de mercado tanto no ramo vida como não vida e do melhor comportamento dos mercados financeiros.
De acordo com António Bico, CEO da Zurich em Portugal, «apesar da conjuntura económica e social, 2009 foi um ano positivo para a Zurich, onde continuamos a crescer e a gerar valor para os nossos clientes, parceiros e accionistas. Num cenário reconhecidamente adverso, a nossa performance demonstra a validade da estratégia de negócio da Zurich, a excelência da nossa equipa- onde se incluem os nossos Parceiros de Negócio- e a competitividade das nossas soluções.»
A Zurich aumentou em cerca de 2% os prémios brutos emitidos em Portugal para 379,9 milhões de euros, numa altura em que o mercado global de seguros em Portugal registou um decréscimo de 5,4% em 2009. A produção da Zurich aumentou em ambos os ramos desenvolvidos em Portugal, atingindo os 304,7 milhões de euros no Ramo Não Vida e os 75,8 milhões de euros no Ramo Vida.
As actividades seguradoras da Zurich em Portugal geraram um resultado líquido conjunto, após impostos, de 37,5 milhões de euros em 2009, mais 123% do que no ano anterior, com ambos os ramos a registarem forte crescimento. O lucro do Ramo Não Vida aumentou 77% para 29,3 milhões de euros e o do Ramo Vida cresceu de 0,2 milhões de euros em 2008 para 8,2 milhões em 2009.