Lucros da Mota-Engil sobem 15,2% até Setembro

Os lucros da construtora Mota-Engil cresceram 15,2% para 25,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que compara com os 22 milhões de euros arrecadados no período homólogo do ano passado.

Entre Janeiro e Setembro, o resultado líquido consolidado da Mota-Engil aumentou 26% para 58 milhões de euros, “dos quais 25 milhões de euros são atribuíveis ao grupo”, de acordo com um comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No período em análise, o volume de negócios do grupo subiu 8,4% para cerca de 1,69 mil milhões de euros, o que “foi possível devido à boa performance verificada nos mercados externos, com

um crescimento de cerca de 31%, e dos negócios da área de ambiente e serviços”, explica a Mota-Engil.

A actividade externa representou cerca de 62% do volume de negócios do grupo. Por áreas geográficas, o negócio em África contribuiu para 31% do volume de negócios, ao passo que a Europa Central e a América Latina contribuíram para 18% e 13%, respectivamente. “Este crescimento da importância dos mercados externos é o resultado do sucesso da estratégia de

internacionalização que o grupo tem vindo a seguir nos últimos anos”, sublinha a Mota-Engil. “A par desta evolução do volume de actividade, também a carteira de encomendas internacional tem vindo a reforçar o seu peso no grupo”, sobretudo graças à região da América Latina, acrescenta.

Nos primeiros nove meses do ano, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Mota-Engil totalizou 217,1 milhões de euros, mais 8,8% em relação aos 199,4 milhões de euros acumulados em igual período do ano passado. A margem EBITDA consolidada do grupo avançou 0,1 pontos percentuais, para 12,9%.

Artigos relacionados