Lucros da Galp Energia caem 28,8% no primeiro semestre

galp-redimensionadaNo primeiro semestre do ano, a Galp Energia obteve um resultado líquido de 115 milhões de euros, o que representa uma quebra de 28,8% em relação aos 162 milhões de euros acumulados no período homólogo do ano passado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia adianta que a quebra dos lucros fica a dever-se sobretudo à “deterioração dos resultados do segmento de Refinação e Distribuição”. Neste segmento, a margem de refinação recuou 85% em termos homólogos, para 0,4 dólares por barril, na “sequência da evolução negativa das margens de refinação nos mercados internacionais”, explica a Galp Energia.

Já no segmento de Exploração e Produção, a empresa reportou um aumento de 18% da produção net entitlement – a mais relevante, uma vez que é aquela a que a Galp Energia tem, de facto, direito – de petróleo e gás natural, para 23,3 mboepd (mil barris de petróleo equivalente por dia). Este aumento foi suportado pelos “progressos no desenvolvimento dos projectos de produção no Brasil”, revela a Galp Energia.

As exportações de produtos petrolíferos para fora da Península Ibérica recuaram 31% em termos homólogos, para 1,5 milhões de toneladas, o que resultou da “menor disponibilidade de produto para exportação devido à paragem geral programada na Refinaria de Sines”, adianta a companhia.

A dívida líquida da Galp Energia era de 2,43 mil milhões de euros a 30 de Junho, o que significa um acréscimo de 136 milhões de euros face à registada no final de Março de 2014.

 

Artigos relacionados