Receita dos clubes portugueses de futebol está a subir

Os clubes portugueses de futebol estão em 11º lugar na lista dos que registaram receitas médias mais avultadas, tendo em conta apenas a primeira divisão, em 2015. Dados da UEFA reportados pelo Financial Times, indicam que a receita média, em Portugal, ronda os 20 milhões de euros. Em primeiro lugar está Inglaterra, seguida por Alemanha, Espanha, Itália e França.

Ao todo, o lucro dos clubes europeus de futebol registou uma subida de 1,5 mil milhões de euros, ao longo das duas últimas épocas. A UEFA justifica o aumento com as novas regras financeiras, que “forneceram o enquadramento necessário para um crescimento sem precedentes”.

Face a 2011, quando as novas regras entraram em vigor, os resultados dos clubes passaram de um prejuízo de 382 milhões de euros para um lucro de 727 milhões de euros 2015.

Nos últimos anos, os clubes têm também garantido contratos com uma dimensão maior do que a habitual com canais de televisão e patrocinadores. Porém, alerta a UEFA, as receitas angariados com este tipo de parcerias não era suficiente para colmatar o dinheiro gasto na transferência de jogadores e custos com as equipas.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...