
Louis Vuitton aposta pela primeira vez na maquilhagem com Dame Pat McGrath na direção criativa
A Louis Vuitton, a maior marca de luxo do mundo, prepara-se para entrar no universo da beleza com o lançamento da sua primeira linha de maquilhagem em quase um século. A nova coleção, intitulada La Beauté Louis Vuitton, será lançada no outono e terá a célebre maquilhadora britânica Dame Pat McGrath como diretora criativa.
A entrada da Louis Vuitton no setor dos cosméticos marca um regresso às origens, já que, em 1920, a casa de moda oferecia uma gama de pó compacto, pincéis e espelhos. Atualmente, já dispõe de uma linha de fragrâncias, com preços a partir de 330 dólares, vendida exclusivamente nas suas lojas e concessões.
Em comunicado, McGrath destacou a sua experiência de 20 anos nos bastidores da Louis Vuitton como uma preparação natural para este novo desafio. “La Beauté Louis Vuitton… é o resultado de um artesanato extraordinário, criatividade e inovação”, afirmou. “O que estamos a criar aqui desbloqueará um novo nível no luxo da beleza.” A maquilhadora lançou a própria marca de cosméticos de prestígio, Pat McGrath Labs, em 2015.
A aposta da Louis Vuitton surge num mercado altamente competitivo, onde marcas de luxo como Prada, Celine, Rabanne e Dries Van Noten lançaram linhas de maquilhagem nos últimos cinco anos. Paralelamente, nomes estabelecidos como Chanel e Hermès continuam a expandir as suas ofertas, seja internamente ou através de licenciamento. A LVMH, grupo proprietário da Louis Vuitton, já gere com sucesso a linha de beleza da Dior e é também dona da retalhista de cosméticos Sephora.
Pietro Beccari, presidente e CEO da Louis Vuitton, descreveu este lançamento como uma “evolução natural do negócio”. “Através deste novo universo, temos a oportunidade de acompanhar ainda mais os nossos clientes no seu dia a dia com propósito e prazer, ao mesmo tempo que continuamos a celebrar a nossa criatividade e herança”, afirmou.