L’Oréal Water Saver ajuda a poupar 25 milhões de litros de água em Portugal

Foi em 2023 que a L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais lançou o programa ‘Hairstylists for the Future’, focado na promoção da sustentabilidade global e local do setor dos profissionais de cabeleireiro. Trata-se de um programa que visa oferecer soluções que contribuam para reduzir o impacto da atividade no meio ambiente, incentivando os profissionais a serem agentes ativos de mudança.

Redução do consumo de água, reciclagem de resíduos e alternativas limpas no consumo de energia foram os três pilares que a empresa trabalhou junto de 12 mil salões profissionais de cabeleireiro de 31 países. A nível nacional, está presente em mais de 300 espaços parceiros.

Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, os salões de cabeleireiro portugueses envolvidos no programa de sustentabilidade contribuíram para poupar 25 milhões de litros de água, o correspondente a nove piscinas olímpicas e a 500 mil duches. Um feito que só foi possível através da beauty tech L’Oréal Water Saver, codesenvolvida com L’Oréal Professionnel. Dada a redução do fluxo de água, este chuveiro profissional poupa até 69% de água comparativamente a um normal chuveiro de salão.

No que respeita ao pilar reciclagem de resíduos, e no âmbito da parceria que L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais tem com a start-up Clic Recycle e com os salões aderentes, 150 kg do cabelo cortado dos consumidores portugueses ganharam uma nova vida ao terem sido utilizados para agricultura regenerativa e em redes capilares biodegradáveis para a limpeza de óleos, hidrocarbonetos e metais pesados em portos, rios e mares. Entre Portugal e o país vizinho, o Grupo evitou a emissão de 5625kg de CO2 pela não incineração de 1250 kg de cabelo recolhidos e processados entre janeiro e novembro deste ano. O cabelo, para além de ser biodegradável, provou ser mais absorvente que materiais como o cádmio, o cobre, o zinco ou o chumbo. Segundo dados da própria start-up, um quilo de cabelo pode absorver até 8 litros de óleos e petróleo.

No terceiro pila e considerando que quase 60% da energia produzida em Portugal é renovável, a L’Oréal proporciona aos cabeleireiros uma solução de energia proveniente de fontes 100% renováveis através da empresa portuguesa Goldenergy, contribuindo para uma transição ecológica que minimize os efeitos do aquecimento global.

«Acreditamos que o futuro da profissão cabeleireiro está profundamente ligado à digitalização, inovação tecnológica e sustentabilidade. É por isso que, como líderes de mercado, temos a responsabilidade de capacitar os nossos parceiros a tornarem-se agentes de mudança em prol do meio ambiente. Com o programa ‘Hairstylists for the Future’, oferecemos ferramentas concretas que ajudam a transformar os salões em verdadeiros exemplos de desenvolvimento sustentável. Juntos, estamos a redefinir a beleza como uma força positiva para o planeta e para as próximas gerações, desenhando diariamente a Beleza Que Faz Avançar o Mundo», comentou Gonçalo Nascimento, General Manager da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.

Artigos relacionados