L’Oréal renova apoio a 5 associações portuguesas de ajuda a mulheres vulneráveis
Foi no evento “Talks for the Future”, da L’Oréal, que a marca anunciou um apoio de 50 milhões de euros a associações que apoiam mulheres vulneráveis através do fundo internacional Fund for Women. A nível nacional, Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, Girl Move Academy e APAV são as entidades abrangidas pelo projecto, que, desde 2022, já ajudou directamente 1977 mulheres em Portugal e Moçambique.
Na iniciativa anual da L’Oréal que traz ao debate o tema da sustentabilidade com diversas entidades e que pretende desafiar a fazer mais em nome do planeta, também foram apresentados os principais avanços em termos de sustentabilidade do Grupo em Portugal, Espanha e a nível global, em 2022.
De acordo com a L’Oréal, a insígnia foi “a única empresa no mundo a alcançar o triplo ‘A’ (a pontuação máxima) do CDP (Carbon Disclosure Project)”. É também revelada uma redução da pegada ambiental do grupo: -41,1% de emissões de CO2, -22,9% de consumo de água, -6,4% de geração de resíduos, em comparação com 2018.
O Grupo L’Oréal também afirma estar comprometido em contribuir para a transformação sustentável da sua cadeia de valor. Neste sentido, a L’Oréal Professionnel lançou o programa Hairstylist for the Future para ajudar os seus clientes e profissionais de cabeleireiro a reduzir o consumo de água, energia e resíduos. Entre as iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa, destaca-se a inovação Water Saver, um chuveiro que economiza até 69% de água no momento de lavagem do cabelo ao incorporar tecnologia de fragmentação de água.
Em Portugal, através da renovação dos escritórios da L’Oréal, obteve-se uma redução de 46,13% de emissões de CO2, passando de 323 toneladas/ano para 174 toneladas/ano, o que se reflectiu nos custos operacionais, nomeadamente, na redução de 30% da factura energética.
A L’Oréal destaca também que os projectos nacionais ‘Green Joint BP’ e SOLSO têm contribuído para o alcance dos objectivos traçados no programa ‘L’Oréal for the Future’ até 2030:
SOLSO – o ‘Solidarity Sourcing’ promove o emprego de pessoas em risco de exclusão social através dos fornecedores da companhia. O objectivo centra-se na canalização da compra de produtos ou serviços a fornecedores que tenham uma componente social no seu perfil, por exemplo, que empregam pessoas vindas de comunidades desfavorecidas (pessoas com incapacidade ou que procuram trabalho há bastante tempo sem sucesso ou ainda que empregam pessoas com mais de 50 anos). O projecto dá também primazia ao apoio de empresas detidas por mulheres ou que têm a sua sede social em zonas desfavorecidas, como por exemplo, algumas zonas do Norte de Portugal.
Green Joint Business Plan – um projecto construído pela L’Oréal, em conjunto com a Sonae /Modelo Continente, entre outros, e que se traduz num green business plan com acções concretas de sustentabilidade em três eixos: Consumidor, Ponto de Venda e Logística. A nível de Logística, a L’Oréal e os seus parceiros optimizaram ao máximo as cargas dos camiões utilizados no transporte de mercadoria, optando por camiões double deck, pela centralização do fornecimento dos produtos e pelo empilhamento dos mesmos em paletes para garantir um maior volume de mercadoria por cada camião.
«2022 foi um ano com um balanço positivo no caminho de transformação que temos traçado, tanto a nível ambiental como social, para atingir os objectivos claros e rigorosos que traçámos no programa ‘L’Oréal for the Future’ para 2030. A renovação do apoio prestado às cinco associações no âmbito do fundo solidário para apoiar mulheres vulneráveis em todo o mundo representa um passo indelével para a sociedade portuguesa e para o mundo como um todo. São estas iniciativas locais e todas as outras que temos em curso que nos permitem cuidar do planeta. Trabalhamos arduamente para continuarmos a ser um exemplo para os outros players e para fazermos a diferença», comenta, em comunicado, Gonçalo Nascimento, country coordinator da L’Oréal Portugal.