L’Oréal reforça o tom de verde com aquisição de empresa que desenvolve microalgas
A L’Oréal aposta numa aceleração da sua aposta em Ciências Verdes com a aquisição de uma participação minoritária na empresa de biotecnologia francesa Microphyt. Esta parceria surge alinhada com o objectivo do grupo de que 95% dos seus ingredientes sejam de origem biológica, derivados de minerais abundantes ou de processos circulares.
A Microphyt, fundada em 2007, desenvolveu um processo revolucionário com baixo impacto de carbono para produzir microalgas – organismos vegetais microscópicos utilizados em cosméticos, entre outros campos, pelas suas propriedades activas e qualidades funcionais. Graças a este processo patenteado e ao seu controlo de estímulos naturais (como luz, sal, nutrientes, variação de temperatura, etc.), a Microphyt está entre as empresas que produzem, em larga escala e de forma controlada, diversas variedades de microalgas.
A L’Oréal e a Microphyt vão construir uma plataforma tecnológica e reunirão recursos materiais e humanos para criar matérias-primas a partir da biomassa de microalgas. A ambição de ambas as empresas é estabelecer uma parceria de longo prazo para o desenvolvimento de novas soluções cosméticas.
«A nossa ambição é colaborar com as entidades científicas mais disruptivas em Ciências Verdes, em todo o mundo, de forma a desenvolver, em conjunto, inovações responsáveis em larga escala e disponibilizá-las ao maior número de pessoas possível», explica, em comunicado, Barbara Lavernos, directora-geral adjunta e responsável pela Investigação, Inovação e Tecnologia do Grupo L’Oréal. «Estamos muito satisfeitos por prosseguir esta nova parceria com a Microphyt, que nos permitirá, graças às suas soluções naturais únicas derivadas das microalgas, acelerar ainda mais o nosso impulso para uma beleza mais sustentável.»