Um exército de 8.000 especialistas e 1.200 milhões de euros de investimento: L’Oreal quer ser líder em ‘beauty-tech’

A multinacional francesa de produtos de beleza L’Oreal investe anualmente cerca de 1.200 milhões de euros em inovação e conta com um verdadeiro exército de 4.000 cientistas e 8.000 especialistas em tecnologias digitais e inteligência artificial “com os quais pretende tornar-se líder em ‘beauty-tech’”, segundo Ana Jaureguizar, diretora-geral de grande consumo da empresa.

Na sua participação no segundo dia do congresso da associação patronal dos produtos de grande consumo, Aecoc, a executiva recordou que o sector da beleza cresce a dois dígitos há três anos após a pandemia e que “traz magia à experiência de compra e atrai o público às lojas”, algo crucial para o retalho em tempos de crise.

Neste sentido, a diretora destacou o papel da filial espanhola na digitalização do sector ao acolher o seu campus europeu de excelência no domínio do comércio eletrónico, CRM e conteúdos a partir de 2022, com o objetivo de liderar a revolução tecnológica no sector graças à maior base de dados da indústria.

O seu trabalho conseguiu, por exemplo, duplicar a taxa de conversão online da empresa ou a criação do Beauty Genius, um serviço de beleza aumentada capaz de recomendar mais de 600 produtos das suas marcas aos clientes antes de os comprarem.

De acordo com Jaureguizar, o objetivo desta digitalização é mudar a relação entre os clientes e os seus produtos, oferecendo informações adicionais nas lojas para os ajudar na sua decisão de compra ou com tutoriais e outros serviços que podem ser acedidos através de códigos QR nas embalagens e que permitirão à L’Oreal atrair audiências em qualquer altura ou lugar. “Até 2023, lançamos no mercado mais de 1,5 mil milhões de produtos com esses QRs incorporados”, explicou.

Jaureguizar avançou ainda que a sua empresa também aspira a ser pioneira na mudança de paradigma do sector na relação com os consumidores, após ter alterado o mix de investimento em media em 2020 para liderar a conversa sobre beleza nas redes sociais, ao ponto de “um em cada dois já nomear uma das nossas marcas”.

 

 

 

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