Ana Rita Lopes (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Céline Gonçalves (ICVS, Universidade do Minho), Paola Alberte (IST-ID, Instituto Superior Técnico) e Patrícia Henriques (i3S – Universidade do Porto) foram as quatro investigadoras distinguidas este ano, numa iniciativa da L’Oréal Portugal em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Selecionadas entre várias dezenas de candidatas, as investigadoras destacaram-se pela relevância e impacto social e científico dos seus projetos nas áreas da saúde e sustentabilidade marinha. Cada uma recebe um prémio individual de 15 mil euros, num total de 60 mil euros atribuídos. A escolha coube a um júri científico presidido por Alexandre Quintanilha, professor catedrático jubilado e investigador na área da Física.
“É com enorme satisfação que celebramos mais uma edição deste programa que, ao longo dos últimos 21 anos, tem apoiado jovens mulheres que fazem avançar a ciência em Portugal – e, por extensão, fazem avançar o mundo. O apoio às mulheres na ciência é essencial para promover um progresso mais inclusivo e representativo, face aos desafios persistentes, como a desigualdade salarial e a sub-representação em cargos de liderança”, afirma Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal em Portugal.
“É um enorme orgulho premiarmos o percurso destas investigadoras que, com talento, resiliência e trabalho, têm contribuído para projetos notáveis. São um exemplo para as novas gerações e uma demonstração clara de que o contributo das mulheres para a ciência é inegável”, acrescenta.
Criado em 2004, o prémio nacional L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência integra o programa internacional L’Oréal–UNESCO For Women in Science, que já apoiou mais de 4.400 mulheres em todo o mundo ao longo dos últimos 27 anos. Em Portugal, mais de 70 investigadoras já foram distinguidas desde o início da iniciativa.
A cerimónia de entrega das medalhas realiza-se esta terça-feira, 27 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, celebrando mais uma vez o talento feminino na ciência.














