Lojistas de Lisboa já podem aderir à app CTT Comércio Local
A aplicação CTT Comércio Local, que tem ajudado negócios de vários pontos do País a saltar para o digital, vai passar a estar ao alcance também dos lojistas de Lisboa. A Câmara Municipal fechou uma parceria com os CTT e com a União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa (UACS) que visa apoiar a digitalização de comerciantes que ainda não vendam os seus produtos online.
O acordo chega no âmbito do programa “Lisboa Protege”, criado pela autarquia para apoiar empresas, famílias e sectores social e cultural. No total, são 90 milhões de euros investidos para minimizar o impacto da pandemia na economia e no emprego.
Segundo Miguel Gaspar, vereador de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, «esta parceria é mais uma forma de ajudar o tecido comercial da cidade e aumentar a sua resiliência à crise. Permite criar um novo canal para os clientes poderem continuar a comprar nas suas lojas preferidas e receberem as suas compras em casa, em segurança».
Os primeiros comerciantes lisboetas começarão a aparecer na app já nos próximos dias. Quem tiver dúvidas sobre o seu funcionamento poderá participar no webinar que a UACS está a preparar para o próximo dia 11, às 17h.
Lourdes Fonseca, presidente da Direção da UACS considera que esta é uma «soluoção vital» para o sector, tão afectado também por «não estar ainda preparado para o comércio digital». Segundo a responsável, há, contudo, um papel a desempenhar também pelos consumidores: «O sucesso desta iniciativa para com o comércio local dependerá ainda e muito na fase seguinte da solidariedade e dos próprios habitantes, consumidores e futuros utilizadores da plataforma para que a sua actividade digital cresça e ganhe expressão.»
Por seu turno, João Sousa, administrador dos CTT, lembra que o serviço nasceu para promover a sustentabilidade do tecido empresarial nacional, «em linha com a missão de apoiar a transição digital das empresas e produtores que, de outra forma, dificilmente teriam acesso a uma plataforma online para a venda dos seus produtos».