Loja das Conservas abre restaurantes em Lisboa
Desde que abriu, em Agosto de 2013, a Loja das Conservas já vendeu mais de um milhão de latas de conservas. Agora, avança para uma nova área de negócio – a restauração – ao inaugurar dois restaurantes no coração de Lisboa.
É na Rua da Assunção e na Rua do Arsenal que podemos encontrar os novos espaços da cidade, dedicados, como não podia deixar de ser, às conservas. No entanto, com uma novidade: as típicas latas de atum ou de sardinha, por exemplo, ganham nova vida graças à cozinha de autor, assinada pelos chefs André Palma e Tiago Neves.
De acordo com a Associação Nacional da Indústria Conserveira Portuguesa (ANICP), que dinamiza os dois projectos (loja e restaurante), a novidade pretende ser um complemento à experiência que já proporcionavam antes. «O lançamento de um projecto gastronómico é o curso natural da Loja das Conservas que, mais que uma loja e restaurante, é uma plataforma que visa reunir toda a indústria na promoção e divulgação das conservas de peixe enquanto produto acessível, saudável, versátil e gourmet, podendo ser um ingrediente único na confecção de um prato à mesa dos portugueses», comenta Castro e Melo, secretário-geral da ANICP.
O mesmo responsável avança que o conceito será replicado no Porto, «o próximo local a acolher esta experiência gastronómica».
Para já, em Lisboa, é possível experimentar cerca de 20 pratos entre entradas, petiscos e sobremesas. Croquetes de Atum, Chamuça de Atum com Caril, Bacalhau à Brás, Migas Alentejanas acompanhadas por Sardinha Picante e Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão são algumas das opções.
No campo das sobremesas, as sugestões vão de Mousse de Queijo de Azeitão a Pudim Abade de Priscos e Semifrio de Cavala (o doce da casa).