Logótipo do Mundial do Catar é português
Já é conhecido o logótipo do Campeonato do Mundo de futebol, que se irá realizar em 2022 no Catar. A agência portuguesa Unlock Brands foi a responsável pelo projecto, depois de ter vencido o concurso lançado pela FIFA em 2016.
O projecto de branding da Unlock Brands para a competição incluiu diversas competências, como estratégia de marca, brand design, brand voice, design 3D, motion design, web design e tipografia (em latim e árabe). «Este é mais um projecto de branding desenvolvido pela Unlock Brands para mercados internacionais. A equipa criativa envolvida neste projecto é a mesma que desenvolveu a marca FIFA World Cup Rússia 2018 e o UEFA Euro 2016 France antes de fundar a Unlock Brands», refere a agência em nota de imprensa, prometendo «novas fases de desenvolvimento num futuro próximo».
De acordo com a FIFA, o design do logótipo combina elementos da cultura árabe com referências do futebol. «As curvas no emblema representam as ondulações das dunas do deserto e o lanço inteiro retrata quer o número oito – uma referência aos oitos fantásticos estádios que irão receber jogos – quer o símbolo do infinito, reflectindo a natureza interligada do evento», explica o organismo.