Locomotivas, animais e trenós: as entregas mais caricatas da DHL em 2023
Encomendas e paletes, cargas de avião e contentores de transporte embalados – é isto que as pessoas associam naturalmente ao Grupo DHL, mas há envios que se destacam pela originalidade. Nesse sentido, há cinco que se destacaram ao longo de 2023.
Viagem de salvamento de três peixes-boi através dos Estados Unidos: Soleil, Calliope e Piccolina foram os três mamíferos aquáticos que viajaram, durante mais de mil quilómetros, com a ajuda da DHL entre Cincinnati (Ohio) e Orlando (Flórida) nos EUA. A partir daí foram transportados por camião até à cidade de Tampa, onde o Zoológico de Tampa procederá à fase final de reabilitação dos mamíferos. No início do próximo ano, serão, novamente, libertados nas águas da Flórida.
Cinco locomotivas dos Estados Unidos ao Peru: As locomotivas também viajam por alto mar. Prova disso, é que em setembro de 2023, a DHL transportou cinco locomotivas usadas por navio, entre da cidade americana de Houston até Callao, no Peru (uma distância de mais de quatro mil quilómetros). Uma equipa de especialistas planeou, durante cerca de dois meses, meticulosamente cada passo desta operação. O navio realizou a viagem em 12 dias – através do Golfo do México e do Canal do Panamá até à costa peruana.
Salva-vidas da Tunísia para a Alemanha: A marca também esteve envolvida num salvamento incomum em abril de 2023. A DHL tornou possível um salvamento de última hora de um pequeno pássaro que se encontrava em risco. Tudo começou quando um cidadão alemão trancou, acidentalmente, o animal no apartamento e levou a chave numa viagem à Tunísia. No apartamento, o pequeno pássaro estava a precisar urgentemente de comida e água. Em apenas algumas horas, a DHL transportou a chave, por avião, por cerca de quase dois mil quilómetros, entre o aeroporto de Tunes e o centro da marca em Leipzig. A companheira do viajante levantou a chave diretamente no Hub de Leipzig.
21 trenós da Alemanha para a China: Em Outubro de 2023, a DHL entregou 21 trenós oriundos de Colónia, na Alemanha, em Yanqing, na China. Estes pertenciam a atletas de vários países europeus que precisavam deles para o início da Taça do Mundo de Bobsleigh da IBSF. A DHL recolheu o equipamento junto das federações nacionais da modalidade bobsleigh e começou por levá-lo para Colónia. A paragem seguinte foi no Luxemburgo, de onde a DHL transportou todos os trenós por cerca de oito mil quilómetros até Pequim. Por fim, dois camiões levaram-nos para a pista olímpica em Yanqing.
Três pás de turbinas eólicas dos Estados Unidos para a Turquia: Em agosto de 2023, a DHL enviou três pás de turbinas eólicas de Houston, nos EUA, para Izmir, na Turquia, numa viagem de mais de 12 mil quilómetros. Para a viagem de um mês das novas lâminas, a DHL utilizou um navio especial equipado com gruas de elevação pesada que podiam gerir a carga de forma segura e rápida. À chegada a Izmir, reboques extensíveis transportaram as novas pás até ao seu destino final.