Livestream commerce deverá chegar aos 26 mil milhões em 2023

As vendas geradas através de iniciativas de livestream commerce deverão atingir os 26 mil milhões de dólares já no próximo ano, a nível mundial. O número é apontado no “2022 Webby Awards Trend Report”, onde a China surge como um dos principais mercados a manter debaixo de olho.

O mesmo relatório sugere que “as marcas devem começar a reconhecer o livestream commerce como uma estratégia viável, ou então perder uma audiência activa”. De acordo com os The Webby Awards, o tempo passado pelos espectadores a assistir a estes eventos de compras transmitidos em directo é 27% superior ao verificado relativamente a conteúdos on-demand (“State of Streaming Report”, da Conviva).

Mas quais serão os ingredientes para uma emissão de vendas online em directo bem-sucedida? Em primeiro lugar, é preciso garantir que o evento é hipnotizante, ou seja, encontrar actividades que façam com que seja difícil desviar o olhar. Outra característica importante destes eventos é a libertação de dopamina: comprar, no geral, faz com as pessoas se sintam bem e essa sensação é mais instantânea nas transmissões em directo.

O terceiro ingrediente prende-se com uma afirmação de estatuto. O público parece responder particularmente bem a produtos aspiracionais, que apresentem características que ajudem os compradores a ganhar estatuto, como jóias ou equipamentos tecnológicos inovadores.

Por fim, há que construir uma ligação com a audiência. Os anfitriões dos eventos têm como missão formar uma espécie de laço com quem está a assistir, para que sintam que fazem parte do processo.

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