Lisbonweek muda-se para Marvila. Open call procura jovens artistas para participarem
No ano em que celebra 10 anos, a Lisbonweek escolheu Marvila para acolher a edição de 2022 do evento que promove os bairros da capital. Durante todos os fins-de-semana de Maio, Marvila será palco de uma programação cultural e turística, com exposições, visitas guiadas, conferências, entre outros.
O “Trabalho” será o tema de reflexão deste ano, sob curadoria de Filipa Oliveira. A pensar neste contexto, a organização da Lisbonweek e o Prata Riverside Village – parceiro oficial da LW’22 – procuram jovens artistas (até aos 35 anos) para quatro residências simultâneas em Marvila que têm como objectivo chamar a atenção para o património histórico e contemporâneo, físico e humano deste bairro. As inscrições para a open call estão abertas até 7 Março no site da Lisbonweek, sendo que os resultados serão anunciados no dia 17.
«Já há alguns anos que tínhamos a intenção de destacar o bairro de Marvila, uma zona em rápida transformação, com uma identidade muito ligada às artes e à criatividade e que adquire agora a maturidade e o protagonismo para receber um outro olhar», afirma, em comunicado, Xana Nunes, directora da ACTU – Associação Cultural e Turística Urbana e fundadora da Lisbonweek.
O arranque da LW’22 será no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, data simbólica para esta edição, já que “O Trabalho” é o tema de reflexão lançado aos artistas da open call e artistas convidados.