Lisbon Design Week já começou. Há trabalhos de 80 artistas para ver na capital

Começa hoje a Lisbon Design Week, semana que promete mostrar o que de melhor se faz nas áreas do design e do artesanato contemporâneo em Portugal. Esta edição reúne 80 locais participantes espalhados por vários bairros da cidade que abrem as suas portas para exposições, talks, lançamentos de novas peças e produtos, entre outros acontecimentos.

A decorrer até este domingo, a Lisbon Design Week apresenta uma programação que promete inspirar os amantes do design, mostrando o talento e criatividade da comunidade local.

Os participantes fazem parte de um mapa, organizado por bairros, e disponibilizado online e em papel, através de 10.000 exemplares distribuídos por vários pontos na cidade. Para facilitar a experiência, a organização dividiu os locais em 9 itinerários geográficos que levam entre 30 minutos e 1 hora a percorrer (sem contar com o tempo para explorar o local) e que podem ser consultados na conta de Instagram do evento.

«A Lisbon Design Week é, acima de tudo, é uma verdadeira celebração. Um evento que reúne a comunidade criativa portuguesa. Uma comemoração de talentos incríveis concentrados em Lisboa», diz, em comunicado, Michèle Fajtmann, fundadora e organizadora desta semana do design. «Acreditamos que o sector do design deve receber um verdadeiro impulso e que existem várias iniciativas de excelência que são fundamentais para a modernização e preservação do excelente ‘savoir faire’ que faz parte do património cultural de Portugal. Temos de aproveitar este impulso e apresentar ao mundo este cenário muito rico de design e artesanato.»

Esta edição conta, entre outros, com o apoio do LACS, que, no espaço dos Anjos, acolhe o escritório da equipa do evento e, no espaço de Santos, uma exposição com trabalhos de designers e artesãos portugueses, curada pela artista Rita Kroh.

Nesta mostra de trabalhos produzidos por designers e artesãos portugueses podem encontrar-se obras de:

  • Vânia Gonçalves (Vago Ceramics), que traz peças em cerâmica, como por exemplo, attitude, uma peça inspirada na dança clássica de ballet;
  • Homem.project, com origens em Sesimbra, vê algumas das suas peças em cerâmica mais conhecidas expostas no LACS;
  • Luumi Handmade, projecto de Hélder e Helena, dois artesãos com inspirações alentejanas que trazem uma visão tridimensional à arte de tecer;
  • Rebeca Garcia Fernandes (Atelier GaFe), que apesar de ter crescido em Lisboa, é nas raízes alentejanas que vai buscar inspiração para as suas peças. Na cerâmica encontrou o balanço perfeito entre a sua formação, em arquitectura, e a paixão de infância pelo desenho e pela culinária.

«Esta parceria segue o princípio base do LACS, como espaço aberto à sociedade e dedicado aos negócios e às indústrias criativas, com a ideia de criar um ecossistema único de game changers, criadores e inovadores em Portugal.  De igual forma, o LACS aposta em criar ambientes de networking para as empresas que optam por dar aos seus colaboradores um novo paradigma de workplace, em que aliam a cultura e o lazer num work-life balance» refere Raquel Correia, Chief Commercial & Marketing officer do LACS.

Artigos relacionados