Lisboetas são os que mais usam o carro diariamente
Lisboa é a cidade europeia com maior percentagem de utilização diária de automóvel próprio: 71% assume recorrer ao carro pelo menos uma vez por dia. A conclusão é de um estudo elaborado pela ORB, segundo o qual Roma surge em segundo lugar na tabela.
O mesmo documento indica que 76% dos lisboetas acredita que aplicações como a Uber são uma alternativa ao veículo próprio. Além disso, mais de 93% revela preocupações ambientais com a utilização recorrente de automóveis dentro da capital portuguesa.
Apesar de ser a cidade com maiores níveis de utilização diária de automóvel próprio, Lisboa é também a cidade com a segunda maior taxa de utilização de metro ou comboio, sendo apenas ultrapassada por Paris. De acordo com a ORB, 49% dos inquiridos opta diariamente por um destes meios de transporte públicos. A capital portuguesa tem também a mais alta utilização diária de autocarro, eleita por 50%.
Porém, 84% dos inquiridos afirma que os transportes públicos em Lisboa não são suficientes para desistirem completamente do veículo próprio.