Lisboa testa recolha de electrodomésticos em casa (sim, mesmo dentro de casa)
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a testar um novo serviço de recolha de electrodomésticos ao domicílio que vai um passo mais à frente face ao actual serviço referente a lixo volumoso. Em parceria com o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, a ideia é recolher os equipamentos directamente em casa dos cidadãos.
Isto significa que não é preciso deixá-los na rua para os funcionários da Câmara. “Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem” é o mote da iniciativa que, numa fase inicial, envolve apenas as freguesias da Ajuda, Alcântara e Belém.
A partir de hoje, e até 31 de Dezembro, basta ligar para o número 808 20 32 32 da CML para agendar a recolha de electrodomésticos volumosos em casa, como máquinas de lavar roupa ou frigoríficos, por exemplo. O serviço é gratuito e a autarquia garante que todas as normas de higiene e segurança da DGS serão cumpridas.
“Esta iniciativa pretende testar um serviço de proximidade ao cidadão para recolha de resíduos, que será um complemento aos actuais serviços já disponibilizados pelo município e à oferta de locais de deposição disponibilizados pelo Electrão”, indicam as duas entidades em comunicado.
Combater o mercado paralelo
Além da questão ambiente, este projecto-piloto visa também combater o mercado paralelo. Segundo o Electrão, muitos equipamentos destes que são colocados na via pública para serem transportados pelos serviços municipais são desviados antes da chegada da viatura da autarquia.
«O projecto-piloto vai garantir que os equipamentos eléctricos recolhidos, alguns dos quais com materiais perigosos, vão ser encaminhados para reciclagem em unidades licenciadas para o efeito, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de recolha a que Portugal está obrigado», sublinha Pedro Nazareth, director-geral do Electrão.