Lisboa recebe Useless pela mão da EXD’11
De 28 de Setembro a 27 de Novembro, Lisboa voltará a ser palco de discussão e reflexão sobre o design, arquitectura e criatividade contemporânea no âmbito da ExperimentaDesign’11/Lisboa (EXD’11).
Useless é o tema da Bienal deste ano, que dá o mote a uma programação de 61 dias. Ao todo, estão previstos 21 eventos nucleares que propõem a reflexão sobre o conceito de utilidade e a sua ausência, nos contextos criativo e de consumo. E são mais de 50 as tangenciais que surgirão enquadradas neste tema.
O ponto alto da EXD’11 será a semana inaugural, entre 28 de Setembro e 2 de Outubro, altura em que se realizarão as Conferências de Lisboa, com protagonistas do pensamento e prática criativa da actualidade, bem como as Open Talks, debates temáticos com personalidades relevantes nas áreas disciplinares tratadas pela Bienal. Naquela que será a sua 6ª edição, a Bienal apresenta-se geograficamente concentrada no centro da cidade, num circuito que se pode percorrer a pé. Das Amoreiras ao Chiado, passando por Alfama, os espaços destinados aos eventos da EXD’11 pretendem potenciar «novos olhares sobre Lisboa e um renovado apreço pela sua herança», refere a organização em nota enviada às redacções.
A Bienal tem por epicentro e principal interface com os seus visitantes o Lounging Space, espaço que combinará o centro de informações, a zona lounge, bar, press center e livraria, este ano localizado no Antigo Tribunal da Boa-Hora. Os conteúdos programáticos sujeitos ao tema Useless materializar-se-ão ainda na forma de intervenções urbanas, projectos especiais, tangenciais e um ciclo de cinema.