Lisboa e Vale do Tejo é a região com maior retracção no consumo

Desde que a pandemia teve início, Lisboa e Vale do Tejo tem sido a zona de Portugal onde a retracção no consumo mais se acentuou. A conclusão é da SIBS, segundo a qual, no passado mês de Novembro, o número de compras em loja caiu 19% face ao homólogo de 2019. Ainda assim, trata-se de um recuo inferior ao de 39% verificado entre Março e Abril.

Dados do SIBS Analytics mostram ainda que também o Norte tem sido afectado pelo novo coronavírus em termos económicos. As compras físicas desceram 13% em Novembro face a ao mesmo mês do ano passado, o que contrasta com quase estabilização que se registava desde Julho.

“No geral, todas as regiões do País registaram quebras no consumo em loja, com excepção do arquipélago dos Açores, onde se verificou uma evolução positiva de 3%”, indica ainda a SIBS.

Compras online crescem

Por outro lado, as compras online em comerciantes nacionais cresceram 83% face ao período homólogo, enquanto o aumento das compras nos comerciantes estrangeiros ficou nos 19%. Segundo a SIBS, estes números reflectem o esforço que as empresas portuguesas têm levado a cabo no sentido de digitalizar os seus negócios, adaptando-se à nova realidade e as necessidades dos consumidores.

O valor médio das compras registado em Novembro foi de 37,3 euros em loja e de 38 euros nos meios online – mais 3% e 16%, respectivamente, face ao mês de Outubro.

Pagamentos por telemóvel

No mesmo sentido, a forma de pagar também regista alterações. Tal como crescem as compras online, também aumentam os pagamentos através do telemóvel, tanto online como em lojas físicas. O MB Way é, neste caso, o método preferencial.

Olhando apenas para as compras em loja, o aumento da utilização do MB Way foi de cerca de 350% entre Julho e Outubro. Em Novembro, o salto face a 2019 foi de mais de 300%.

Já nas compras online, o MB Way cresceu 260% no passado mês de Novembro face ao homólogo de 209. Já em comparação com Outubro, o crescimento foi de 61%.

Quanto às compras físicas realizadas através da rede Multibanco, verifica-se uma quebra de 13% relativamente a Novembro de 2019 – isto depois de uma recuperação nos meses de Verão até Outubro. Nas compras online a utilização da rede Multibanco aumentou 39%.

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