Lisboa e Palácio Chiado nos Design Awards 2017
Portugal conta com dois finalistas nos Design Awards 2017, competição promovida pela Wallpaper. Na categoria de “Melhor Cidade”, Lisboa concorre lado a lado com São Francisco, Shenzhen, Viena e Washington DC. Sobre a capital portuguesa, a organização escreve que está numa boa fase, depois de um programa de recuperação que transformou o percurso que vai do Terreiro do Paço à Baixa.
Os Design Awards 2017 fazem ainda referência ao novo terminal de Cruzeiros, assinado por João Luís Carrilho da Graça, que poderá ser consequência do mercado do turismo de luxo na cidade. Destaque ainda para o MAAT, que criou “um novo ícone instantâneo de contemporaneidade”.
Na categoria de “Melhor Novo Restaurante”, é a vez do Palácio Chiado constar entre os cinco finalistas. O espaço lisboeta é descrito como um empório gastronómico, criado a partir de uma residência nobre do século XVIII. Duarte Cardoso Pinto, sócio-fundador do Palácio Chiado, considera que «Portugal está definitivamente na rota da excelência» e que ter este espaço «nomeado para um galardão que é internacionalmente reconhecido» faz crer que estão no bom caminho.
Os vencedores dos Design Awards 2017 serão conhecidos a 12 de Janeiro.