Lisboa é a região mais cara do País para fazer compras no supermercado

A região de Lisboa destaca-se como a mais cara para encher o carrinho de compras, com preços cerca de 22% mais altos em comparação com supermercados do Grande Porto, onde foram encontrados os preços mais baixos.

A análise é da plataforma de comparação de preços de supermercado Kabaz.pt e foi efectuada aos preços praticados no dia 19 de Fevereiro, abrangendo centenas de preços de produtos de diversas categorias em supermercados das redes Continente, Pingo Doce e Auchan. As conclusões demonstram que os preços fixados pelos principais supermercados podem variar significativamente de acordo com a região do País.

Um exemplo concreto destacado é o preço do Fiambre Nobre da Perna Extra 100g, que no Grande Porto era comercializado por 1 euro, enquanto noutras superfícies da mesma cadeia, localizadas na Grande Lisboa, no Centro e no Sul do País, era vendido por 1,39 euros, valor 39% mais alto. Também uma caixa de cereais Kellogg’s All Bran 500g custava 3,34 euros no Grande Porto, enquanto nas regiões mais a Sul era vendida por 4,79 euros (+43%).

Neste mesmo dia, o chá de cidreira e mel em saquetas, da Lipton, era vendido por 3,24 euros em Lisboa, mais 1,15 euros do que nos supermercados do resto do País, o que equivale a uma diferença de 55%.

«É importante destacar que esta discrepância pode impactar significativamente o orçamento das famílias, especialmente aquelas que residem em áreas onde os preços são mais elevados. É fundamental que exista transparência na informação de preços para que os consumidores possam fazer escolhas conscientes», alerta, em comunicado, Pedro Pimenta, head of Business do Kabaz.pt.

Artigos relacionados