LinkedIn compra agregador de notícias Pulse
A rede social LinkedIn anunciou que chegou a acordo para adquirir a aplicação móvel gratuita Pulse, que funciona como um agregador de conteúdos na internet, como notícias e blogues, por um montante a rondar 90 milhões de dólares (aproximadamente 68,9 milhões de euros).
Fundada em 2010 no âmbito de um projecto académico por Akshay Kothari e Ankit Gupta, na altura alunos da Universidade de Stanford, a aplicação Pulse é actualmente detida pela empresa californiana Alphonso Labs. O LinkedIn pagará 90% do valor da compra em acções e 10% em dinheiro, informa a rede social em comunicado.
De acordo com o LinkedIn, a Pulse conta com mais de 30 milhões de utilizadores provenientes de cerca de 190 países e distribui conteúdos de mais de 750 editoras nos dispositivos móveis – está disponível para iOS e Android. Com este negócio, a rede social quer promover a distribuição e o consumo de conteúdos relacionados com negócios e redes profissionais na sua própria plataforma.
«Acreditamos que o LinkedIn pode ser a derradeira plataforma de conteúdos profissionais – onde todos os profissionais podem consumir informação e as editoras podem partilhar os seus conteúdos», afirma Deep Nishar, vice-presidente de produtos do LinkedIn, numa nota publicada no blogue oficial da rede social. «Acreditamos que podemos ajudar todos os profissionais a tomar decisões mais inteligentes e fundamentadas, alavancando o excelente conhecimento sobre negócios que circula pelo LinkedIn sob a forma de notícias, posts, actualizações sobre as diferentes indústrias, discussões ou comentários. A Pulse é o complemento perfeito para esta visão», reitera.
Não é ainda possível perceber ao certo de que forma a Pulse será integrada no LinkedIn, mas os criadores da aplicação garantem que o serviço não sofrerá mudanças a curto prazo. «Por enquanto, a app Pulse continuará a ser a mesma de sempre, e as duas equipas [do LinkedIn e da Pulse] estão entusiasmadas por poderem trabalhar em conjunto para criar novas ferramentas que sejam “cool” e úteis», afirmam Akshay Kothari e Ankit Gupta no blogue da Pulse.