Linha de apoio urgente da Airbnb passa a estar disponível em 11 línguas (incluindo português)
Desenvolvida em 2020, a linha de apoio urgente da Airbnb vai expandir a sua abrangência, passando a estar disponível em 11 línguas além do inglês. Esta ferramenta de segurança da plataforma de alojamento temporário permite, através de um só toque na app, aceder directamente à equipa de apoio comunitário da Airnbn, que entra em contacto no prazo de 30 segundos.
Segundo a empresa, esta equipa é “altamente treinada” e destina-se a “anfitriões e hóspedes em situações de crise e emergência durante reservas activas”.
Inicialmente disponível apenas em inglês, a linha passa a estar ao alcance também de utilizadores que falem outras línguas, nomeadamente: japonês, português do Brasil, francês, coreano, holandês, espanhol, malaio, alemão, italiano, checo ou húngaro.
Em comunicado, a Airbnb indica que “as questões de segurança durante as reservas são extremamente raras”, mas quando acontecem é prestado apoio pela equipa de crise para ajudar “os anfitriões e hóspedes a mitigar as situações e a dar prioridade à sua segurança”. Entre os casos em que é encorajado o uso da linha encontram-se “ameaças à segurança física, uma festa não autorizada a decorrer ou uma violação de privacidade”.
Pensada para ser utilizada apenas durante as reservas activas, a linha de apoio urgente só aparece dentro do centro de segurança da aplicação (“o hub central de segurança da app onde os anfitriões e hóspedes podem encontrar rapidamente as ferramentas de que necessitam no raro caso de uma emergência durante uma reserva”) 24 horas antes do check-in, desaparecendo 24 horas após o check-out.
Esta medida faz parte do “desenvolvimento contínuo de produtos e iniciativas” da empresa “para ajudar a criar uma comunidade mais segura”, que inclui um conjunto de produtos e características como a verificação de identidade, que exige que os utilizadores provem ser quem dizem ser antes de receberem autorização para utilizar a Airbnb como anfitriões ou hóspedes. Também a linha de apoio à vizinhança, que permite aos vizinhos assinalar alojamentos onde haja focos de perturbação ou festas a decorrer para que possam ser tomar as medidas adequadas, surge neste âmbito.