Linha de Apoio ao Cliente da IKEA recebeu mais de 400 pedidos de ajuda de vítimas de violência doméstica num ano

A IKEA, em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), reforça pelo quarto ano consecutivo o seu compromisso no apoio às vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres.

Uma das principais iniciativas desta colaboração é a transformação da Linha de Apoio ao Cliente da IKEA numa linha de informação e apoio às vítimas, garantindo um atendimento anónimo e confidencial. Em 2024, esta linha já recebeu mais de 400 chamadas, evidenciando a importância desta medida.

Além disso, a IKEA reforça o fundo de apoio à autonomização das vítimas com um contributo adicional de 15.000€, totalizando 52.000€ ao longo dos quatro anos da parceria. Este fundo, gerido pela CIG, apoia mulheres em processo de saída de situações de violência, acolhidas temporariamente em Casas de Abrigo.

Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA Portugal, sublinha:”Na IKEA, acreditamos que todos merecem uma casa onde se sintam seguros. É por isso que continuamos a reforçar o nosso compromisso no combate à violência doméstica. Transformar a nossa Linha de Apoio ao Cliente numa linha de informação e apoio a vítimas de violência doméstica e contribuir para o fundo de autonomização são passos concretos para apoiar quem mais precisa. Queremos continuar a fazer a diferença, ajudando mulheres a reconstruir as suas vidas com dignidade, segurança e esperança no futuro.”

Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, por outro lado, realça a relevância do fundo e da linha de apoio: “O estado atual do mercado de habitação tem tido um impacto enorme na capacidade de autonomização destas mulheres que são obrigadas a recomeçar. Além disso, a utilização da linha de apoio ao cliente como linha de informação, presta um serviço discreto muito importante para quem precisa de pedir ajuda, pelo que consideramos esta parceria com a IKEA um apoio fundamental às vítimas de violência doméstica.”

Estas ações integram-se no Pacto contra a Violência, assinado entre a IKEA e a CIG em 2021, reforçando a missão de apoio às vítimas e a promoção de um futuro mais seguro para todas as mulheres. As vítimas ou testemunhas de violência podem pedir ajuda através da Linha de Apoio ao Cliente da IKEA (+351 21 989 99 45, opção 8) ou da Linha Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (800 202 148 ou SMS para 3060).

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