Língua portuguesa destaca-se no Twitter
O português é a segunda língua mais escrita no Twitter, usada em 11% das mensagens.
O topo da tabela é liderado pela língua inglesa, segundo a análise feita pela empresa norte-americana Textwise, especializada em estudos de conteúdos online. Na amostra, 22 por cento das mensagens tinham um link. O inglês surge como a língua mais frequente, com uns esmagadores 61% do total. Em terceiro lugar está o japonês (seis %) e em quarto surge o espanhol (quatro%).
Os números foram divulgados pela empresa Textwise e correspondem a uma amostra de 8,9 milhões de mensagens trocadas por 2,6 milhões de utilizadores do Twitter durante um período de duas semanas.
Das mensagens analisadas, 22 % continham um endereço de Internet e seis % eram retweets, ou seja, mensagens de outro utilizador que são replicadas. A conclusão foi tirada a partir de 8,9 milhões de mensagens de 2,7 milhões de utilizadores únicos, coligidas ao longo de duas semanas, na rede social na Internet em que se colocam mensagens até 140 caracteres.
Outras línguas detectáveis na amostra são o francês, alemão e malaio, mas em 10% dos casos não foi possível determinar qual a língua usada.
No estudo foi possível também apurar que um terço dos “tweets” são respostas a uma mensagem anterior e que apenas 6% são respostas a essas respostas, conhecidas por “retweets”.
Além disso, 22% das mensagens contém links URL para outras páginas na Internet.
A Textwise pegou depois numa amostra de mil mensagens em inglês para perceber quais eram os temas dominantes e chegou à conclusão que 30% são sobre o que está a acontecer ao utilizador no momento e em 27% são conversas privadas, ao estilo de uma sala de conversação.