Lindt ganha processo judicial da “bola de chocolate” contra a Aldi

O fabricante de chocolates Lindt & Sprüngli ganhou um processo judicial contra o retalhista Aldi Suisse por violação dos direitos de marca das suas bolas de chocolate Lindor. A Aldi deve, por enquanto, deixar de vender as suas próprias bolas de chocolate.

O Tribunal de Comércio do cantão de Aargau concordou com o argumento da Lindt & Sprüngli de que as bolas de chocolate “Moser Roth” vendidas pela Aldi Suisse, a sucursal suíça do retalhista alemão, eram “desnecessariamente semelhantes” às suas bolas Lindor. A decisão do tribunal, proferida a 14 de dezembro, é pormenorizada.

O veredito foi noticiado pela primeira vez pelo jornal Aargauer Zeitung.

De acordo com a sentença, a Lindt & Sprüngli tem um volume de negócios anual de 44,8 milhões de francos suíços (49,6 milhões de dólares) na Suíça com as suas bolas Lindor.

A Aldi Suisse estava a vender bolas de chocolate sob a marca “Moser Roth”. Tal como as bolas Lindor, a versão Aldi tem um invólucro vermelho e azul e foi vendida como uma “edição de Natal” desde outubro de 2024.

No acórdão, a Lindt & Sprüngli tem agora o prazo de 13 de março de 2025 para intentar uma ação contra a Aldi Suisse no processo principal.

Mas, ao mesmo tempo, o tribunal de Aargau reconhece que a proibição de venda tem um impacto direto nas vendas e nos lucros de Natal da Aldi. Por conseguinte, o fabricante de chocolates de Kilchberg deve igualmente prestar uma caução de 200.000 francos suíços.

Esta não foi a primeira vez que a Lindt & Sprüngli compareceu em tribunal para defender a violação da sua marca registada. Recentemente, um tribunal de Munique proibiu um fabricante de vender coelhinhos de chocolate em folha dourada por serem demasiado parecidos com o “Gold Bunny” da Lindt.

 

Artigos relacionados