Limites, incentivos e um centro educacional: Instagram anuncia novidades
Muitas têm sido as alterações ao funcionamento do Instagram nos últimos tempos e muitos têm sido também os rumores sobre novas ferramentas, funcionalidades e restrições à utilização da rede social. Agora, Adam Mosseri, head of Instagram, revela directamente o que está planeado para o futuro próximo da aplicação e para quem a utiliza, especialmente os mais novos.
Desde uma maior limitação de recomendações de conteúdos a um incentivo a diferentes temas na página do Explorar, ou ferramentas pensadas para pais e tutores, as novidades são muitas e chegam à totalidade dos utilizadores já no início de 2022.
Pais e tutores
Pais e tutores poderão, em breve, verificar quanto tempo os adolescentes passam no Instagram e definir limites. O Instagram vai também dar aos jovens uma nova opção que envia uma notificação aos seus pais caso denunciem alguém, o que permitirá que todos conversem sobre o assunto e tenham uma abordagem aberta sobre a utilização desta rede social.
Ainda a pensar nos educadores, ficará disponível um “centro educacional” para pais e tutores que incluirá tutoriais e dicas de especialistas para os ajudar a discutir o tema das redes sociais com os adolescentes.
Ferramentas para ajudar os adolescentes a melhorar a sua experiência com o Instagram
Depois de anunciada a ferramenta “Faça uma Pausa”, esta funcionalidade já está disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália e ficará acessível no resto do mundo no início do ano. É uma opção incorporada na ferramenta já existente “Limite Diário”, que notifica os utilizadores quando esgotaram o tempo definido para estarem na app por dia.
Novas ferramentas para tornar o Instagram mais seguro para os adolescentes
Passará a ser impossível identificar ou mencionar adolescentes que não sigam a conta de volta. Haverá uma maior limitação do conteúdo que é recomendado a adolescentes na pesquisa, nas hashtags, na secção Explorar e nas contas sugeridas. O Instagram começará a incentivar os adolescentes a variarem o tipo de tópicos, caso estejam a passar demasiado tempo “presos” ao mesmo tema.
Estas novidades, garante Adam Mosseri, são apenas o primeiro passo no caminho para um ambiente mais seguro e responsável na utilização do Instagram pelas gerações mais novas. «Vamos continuar a pesquisar, a consultar especialistas e a testar novos conceitos para melhorarmos», diz o head of Instagram, no fórum da Meta, empresa que detém esta rede social.