Lidl volta a recolher plástico das praias e transforma redes de pesca em sacos

Está prestes a arrancar uma nova edição do TransforMAR, projecto dinamizado pelo Lidl, em colaboração com o Electrão, que este Verão passará por quase 30 praias, marítimas e fluviais, alertando a comunidade para a problemática mundial dos resíduos plásticos. A agência Kico foi a responsável pela imagem e dinâmica da nova edição do projecto.

Depois de nos últimos cinco anos ter recolhido mais de 180 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas, transformando-os em benefício da comunidade, o TransforMAR marcará agora presença em quase 30 praias, marítimas e fluviais, de Norte a Sul do País, já a partir do próximo dia 10 de Julho.

Adicionalmente, através de um protocolo de colaboração com a Marinha Portuguesa, o TransforMAR irá financiar operações de recolha de redes de pesca em alto mar, um material regularmente deixado na água, que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana.

De acordo com a marca, anualmente em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano. Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares do projecto, as redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas cujo valor de venda continuará a apoiar a actividade da Marinha na preservação do habitat marinho.

Quem se associa uma vez mais ao TransforMAR, pelo 4.º ano consecutivo, é também a ONG Brigada do Mar na realização de acções de limpeza da costa portuguesa – 6 terrestres e 3 subaquáticas –, com o objectivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, promovendo a descontaminação das zonas mais poluídas. Estas acções são abertas a todos os voluntários que pretendam participar.

Artigos relacionados