Lidl ajudou a exportar 18,2 mil toneladas de produtos portugueses só no último ano

No último ano, a campanha de exportação desenvolvida pelo Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh ajudou a levar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes de produtores nacionais a outros mercados – nomeadamente Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça. Este número diz respeito a uma iniciativa levada a cabo entre Março de 2020 e Fevereiro deste ano e corresponde a 1.064 camiões que saíram de Portugal em direcção a novos destinos além-fronteiras.

«Num ano particularmente complicado para todos, fizemos questão de manter a via da exportação, tendo alargado o portefólio de produtos exportados e ajudando ainda mais os nossos parceiros. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes», comenta Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal.

Ao todo, foram 390 os produtores abrangidos por esta campanha, que puderam, assim, manter os seus canais de fornecimento. Segundo o Lidl, foram exportadas mais de uma dezena de diferentes frutas e legumes, desde pêra Rocha (produto mais exportado, chegando a cerca de 9.600 toneladas) a melão, frutos vermelhos, melancia, nectarinas, castanhas, couve-coração, abóbora manteiga ou cenouras biológicas. A diversidade duplicou nos últimos dois anos.

O Lidl indica ainda, em comunicado, que iniciou no ano passado a exportação de citrinos certificados IGP, levando 1.300 toneladas de laranjas e limões do Algarve para a Alemanha. A laranja responde por mais de 90% deste esforço.

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, acredita que os resultados obtidos são «um claro sinal não só do reconhecimento e valorização dos produtos portugueses nos mercados externos, mas também da enorme resiliência e profissionalismo dos produtores portugueses». Segundo o responsável, o valor das exportações do sector das frutas, legumes e flores duplicou e, no ano passado, foi possível aumentar em 4,4% as vendas para os mercados internacionais, apesar da pandemia. Pela primeira vez, foram atingidos os 1.683 milhões de euros.

«Acreditamos que o reforço desta importante parceria com o Lidl irá ajudar o sector a chegar cada vez mais longe e a mostrar ao mundo a indiscutível qualidade dos nossos produtos», acrescenta.

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