Licor Beirão lança primeiro produto em 70 anos

No dia em que José Carranca Redondo comemoraria 101 anos, a marca que fundou apresenta ao mundo o seu primeiro novo produto em 70 anos. A partir de agora, a empresa da Lousã que produz o Licor Beirão deixa de ser uma companhia monomarca e passa a contar, pelo menos temporariamente, com dois produtos distintos. Ao já tradicional Licor Beirão junta-se o Beirão d’Honra, desenvolvido em homenagem ao seu fundador.

A novidade chega aos portugueses através de uma edição limitada, com apenas 25 mil garrafas, que será distribuída nas grandes superfícies comerciais mas, especialmente, em pontos de venda mais exclusivos. O Beirão d’Honra é o resultado de cerca de 150 testes levados a cabo pela família de José Carranca Redondo, que continua a assegurar o negócio.

A principal diferença do Licor Beirão para o Beirão d’Honra é a utilização de aguardente vínica envelhecida na sua produção, que lhe confere um carácter mais forte. Fora isto, estão lá as mesmas especiarias e plantas aromáticas, que vão desde hibisco e anis estrelado a camomila, canela, cravinho e alfazema.

Legado em forma de Marketing

Daniel Redondo, director-geral da J. Carranca Redondo, que produz o Licor Beirão, e neto do fundador, conta à Marketeer que o lugar de destaque que o Marketing e a Publicidade ocupam na empresa faz parte do legado deixado por José Carranca Redondo. Apelidado pela família como “um dos principais nomes do Marketing em Portugal”, nomeadamente no que diz respeito à proliferação de outdoors, sempre ensinou aos filhos e netos a importância desta área para o negócio.

Daniel Redondo garante que, desde então, os valores comunicados pela marca são os mesmos, destacando-se a irreverência e agilidade de resposta. «Podemos ter o melhor produto do mundo, mas se não o soubermos comunicar ninguém sabe que ele existe», refere.

Do legado de José Carranca Redondo faz também parte a noção de que Licor Beirão é para todos. «Fugimos da ideia de bebida de estatuto. Queremos que seja uma bebida popular, uma bebida para todos. Porque nós somos assim, o meu avô era assim e nós acreditamos nessa visão da sociedade.»

Relativamente à conquista de novos públicos, o director-geral da empresa sublinha que é um trabalho constante: «Temos de estar sempre a recrutar a geração seguinte.» Vem também daqui a aposta nos cocktails à base de Licor Beirão, que permitem transformar o mesmo produto em várias opções, alargando o tipo de consumidores.

Sempre que planeiam uma nova campanha, têm como objectivo último “tentar que a marca se torne mais forte”, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo fundador, acrescenta ainda Daniel Redondo. Para, já os esforços de comunicação vão estar centrados na divulgação do Beirão d’Honra, mas estão já previstas novas acções para o segundo semestre do ano.

Texto de Filipa Almeida

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