LG tem 20 mil euros para ideias para acabar com o lixo electrónico
Já abriram as candidaturas para a edição deste ano do e-Waste Open Innovation, programa que desafia startups e empreendedores a criarem soluções para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de equipamentos electrónicos. Este ano haverá um prémio de 20 mil euros a distribuir pelos vencedores.
O e-Waste Open Innovation é promovido pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos e pela LG Portugal, com o apoio da Startup Lisboa, com o objectivo de consciencializar os portugueses para a importância de neutralizar algumas das principais ameaças ambientais, entre as quais o “lixo eletrónico”, do qual apenas 15 a 20% é reciclado a nível mundial. As candidaturas decorrem até 7 de Novembro, sendo o programa vai acontecer entre 16 de Novembro e 27 de Janeiro de 2021.
De acordo com a organização, os projectos a concurso deverão responder a três desafios: acumulação – procuram-se soluções e programas de encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e reconversão dos hábitos de reciclagem deste tipo de equipamentos; localização – incentivar e facilitar o processo de reciclagem deste tipo de equipamentos; e incentivos – definir incentivos (monetários e não monetários) que fomentem as boas práticas de reciclagem deste tipo de resíduos.
A avaliação e selecção dos projectos vencedores será feita por um júri composto por membros da ERP Portugal, da LG Portugal, da Startup Lisboa e da Exame Informática. No final, serão selecionados os três projectos vencedores: o primeiro prémio recebe 15 mil euros, o segundo 3.500 euros e o terceiro 1.500 euros.