LG: Criar experiências cinematográficas em casa

Durante os dois últimos anos, as experiências de Home Cinema assumiram-se como uma verdadeira tendência de consumo, em linha com todas as actividades desenvolvidas dentro de portas devido às restrições impostas pela pandemia. Por essa razão, foram várias as famílias portuguesas que investiram em novas opções de visualização e em potentes sistemas de som, de forma a criar experiências envolventes e verdadeiramente cinematográficas em casa. E a LG tem estado na primeira fila para suprir estas necessidades.

«A LG reconhece que hoje, fruto de dois anos de pandemia e da democratização da cultura, há muitos mais cinéfilos, isto porque já não falamos apenas dos amantes e conhecedores profundos de cinema. Actualmente, o nosso público-alvo são os consumidores que valorizam uma boa qualidade de imagem aliada a uma experiência de áudio envolvente, com uma oferta de conteúdo ímpar», comenta Young Soh, Home Entertainment Marketing manager da LG Portugal.


NECESSIDADES DE CADA CINEMA CASEIRO

Nesse sentido, a LG tem vindo a diversificar o seu portefólio de forma a responder às necessidades e especificidades de cada cinema caseiro, desde as TV com enorme qualidade de imagem aos projectores de altíssima resolução, integrados com sistemas de som de última geração. Paralelamente, a disponibilização de recursos específicos nos equipamentos, como o Filmmaker Mode, e das mais populares plataformas de streaming de conteúdos (que fizeram deslocar o cinema das ruas para o conforto do lar) fazem com que os produtos sejam perfeitos para o mais exigente dos cinéfilos.

A LG é líder global em soluções de visualização, desenvolvendo produtos (TV, projectores e até monitores) com a melhor qualidade de imagem do mercado e características inovadoras que se adaptam a qualquer ambiente. Assim, é impossível falarmos de Home Cinema sem falarmos das TV – tecnologias OLED, QNED MiniLED e NanoCell com resoluções de 8K e 4K –, projectores CineBeam e soundbars de última geração da LG.


SALA DE PEQUENAS DIMENSÕES

Young Soh dá o exemplo da OLED mais pequena do mercado que, com apenas 42 polegadas, «é perfeita para uma sala de pequenas dimensões». Salienta que os novos projectores Cine- Beam 4K são também um bom exemplo, pois têm a capacidade de criar uma imagem de 100 polegadas quando colocados a apenas cerca de 22 cm da parede, oferecendo uma qualidade estelar e um design flexível.

«Esta é, verdadeiramente, a característica que mais nos diferencia face à concorrência, sendo elevada pela optimização constante do nosso sistema operativo webOS e das nossas ofertas, incluindo o acesso a plataformas de streaming», sublinha Young Soh.

Para quem quer replicar a experiência de uma sala de cinema em casa, a líder do mercado global de TV premium lembra que as LG OLED TV vieram reformular o segmento de TV premium, tornando-se na primeira escolha para milhões de consumidores em todo o mundo e uma opção perfeita no momento de criar um setup de Home Cinema.

Os novos modelos de 2022, liderados pela tecnologia evo da série G2, são únicos na sua capacidade de combinar as cores do conteúdo da fonte original e expressar todas as cores com precisão, independentemente de quão claras ou escuras possam ser as imagens exibidas. Através das novas LG OLED TV é também mais simples para os cinéfilos verem os filmes tal como os seus realizadores os idealizaram, já que foram as primeiras TV do mercado em 2021 a oferecer a mudança automática para o Filmmaker Mode enquanto corre o conteúdo do Amazon Prime Video, aumentando a conveniência e o realismo de uma verdadeira experiência de Home Cinema.

Paralelamente, a actual linha de soundbars oferece um áudio de alta qualidade, conectividade fácil, funcionalidades inteligentes e uma estética elegante, com looks modernos pensados para complementar as impressionantes TV da LG. Uma das principais características desta gama é o recurso AI Sound Pro: o áudio da TV é reproduzido através da soundbar do TV Sound Mode Share, fornecendo o poder de processamento de áudio superior do AI Sound Pro nas colunas superiores das novas soundbars.

Por fim, é importante referir que o Home Cinema é potenciado pelas tecnologias Dolby Vision IQ e Dolby Atmos, que permitem calibrar a imagem e o som para se adaptar ao ambiente e divisão em questão e oferecer uma experiência verdadeiramente envolvente.

Além dos investimentos constantes em tecnologias inovadoras e disruptivas, a LG tem vindo a actualizar a sua oferta ao nível de plataformas de streaming com parcerias e novidades pioneiras e únicas no mercado. É o caso da oferta de três meses de Apple TV+ aos proprietários de LG Smart TV ou do suporte para serviços de conteúdo premium, como a Disney+ e HBO Max, entre outros, através do sistema webOS.


INOVAÇÃO PARA UMA VIDA MELHOR

Uma estratégia que parece estar a dar os seus frutos. É que, segundo os dados fornecidos pela empresa de estudos de mercado GFK, em 2021, a LG Portugal teve cerca de 35% da quota de mercado na área de Home Entertainment, sendo a líder destacada pelo quinto ano consecutivo face ao segundo classificado, que contou com 28%. Young Soh salienta que este resultado é liderado pelas TV, especialmente as OLED e as NanoCell, que, graças às suas tecnologias exclusivas e inovadoras, são reconhecidas pela sua enorme qualidade de imagem.

«Queremos reforçar este posicionamento em 2022, sendo que o nosso principal foco é o segmento premium, onde se inserem, por exemplo, as nossas OLED TV, que personificam verdadeiramente o mote que pauta o nosso trabalho diário em Portugal e em todo o mundo: “Inovação para uma vida melhor.” É assim que pretendemos que os portugueses encarem os nossos produtos premium», revela a mesma responsável.

Nesse sentido, as grandes apostas para 2022 são, do lado das TV, as novas LG QNED MiniLED TV, que contam com a exclusiva tecnologia Quantum Dot NanoCell, oferecendo uma reprodução de cores estelar com um volume de cor de 100%, um contraste incrível e imagens ricas e precisas em qualquer tipo de cena.

Já na linha de som da LG a grande aposta é a LG Soundbar premium (modelo S95QR), que possui um output de 810 W e 9.1.5 canais de pura imersão de som surround, com uma solução holística de áudio de ponta e que chegará ao mercado em breve.

Por fim, em Abril, está prevista a chegada ao mercado dos novos projectores a laser CineBeam 4K, que prometem elevar a experiência de Home Cinema.

Tudo características e benefícios inerentes aos produtos, nomeadamente a enorme qualidade de imagem e de som, que estão a ser comunicados ao mercado. A nível prático, a LG procura desenvolver campanhas de vendas e promoção junto dos consumidores, através dos seus distribuidores e activações especiais. Outra das estratégias mais relevantes, conta Young Soh, passa por fornecer os equipamentos de Home Cinema a um dos mais importantes e imparciais targets – os jornalistas e youtubers – para que os possam testar e dar a sua opinião honesta.


PARCERIAS E COLABORAÇÕES

A LG tem vindo a estabelecer parcerias com os principais players do mercado, que contribuem de forma crucial para o desenvolvimento de produtos que fazem efectivamente a diferença. Veja-se como, do lado da imagem, a Dolby Vision IQ, e do lado do áudio, a Dolby Atmos e a Meridian Audio, têm vindo a implementar toda a sua expertise e tecnologias exclusivas nas TV e soundbars LG. Além disso, do lado das plataformas de streaming e de gaming, a Apple TV+, a Google Stadia e a NVIDIA GeForce NOW também encaram os produtos da empresa como meios privilegiados de alcançar os seus targets, estabelecendo parcerias pioneiras no sector.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 308) da Marketeer.

Artigos relacionados