LG: Cinema imersivo… em casa!

Televisores cada vez mais inteligentes, tecnologia de topo para uma imagem sem precedentes e um som mais envolvente são algumas das propostas da LG na área do cinema em casa. Com uma abordagem centrada no cliente, a marca aposta na conectividade e na personalização, elevando a experiência a um novo nível com uma performance e qualidade poderosas e uma complementaridade única entre imagem e áudio. Nesta entrevista, Young Soh, B2C Marketing Coordinator da LG Portugal, fala sobre o presente e o futuro desta área e a importância de acompanhar as reais necessidades dos clientes.

Actualmente, o que define um bom sistema de cinema em casa?

Acreditamos que um bom sistema de cinema em casa deve integrar televisores com qualidade de imagem impressionante e sistemas de som de última geração, o que descreve a oferta da LG nesta área. Paralelamente, a disponibilização de recursos específicos nos nossos equipamentos, como o Filmmaker Mode, e as mais populares plataformas de streaming de conteúdos tornam os nossos produtos perfeitos para o mais exigente dos cinéfilos.

Que características diferenciam os sistemas de cinema em casa da LG?

A LG é líder global em soluções de visualização e temos vindo a apostar na diversificação do portefólio. Assim, é impossível falarmos de home cinema sem falarmos das nossas TV – tecnologias OLED, QNED MiniLED e NanoCell com resoluções de 8K e 4K – e das nossas soundbars, com um design clean, que podem ser integradas para uma experiência mais imersiva.

Que apostas têm feito na inovação para uma experiência mais envolvente?

Falar de inovação implica falar de inteligência artificial, que está presente nos mais recentes televisores da LG – tanto OLED como QNED. Tirando partido de tecnologia de ponta para uma representação visual mais sofisticada, o AI Picture Pro e o Personalized Picture Wizard tiram partido do deep learning para oferecer a melhor qualidade de imagem. O Dynamic Tone Mapping Pro, por exemplo, divide a imagem em blocos e analisa cada um em tempo real para detectar as áreas mais escuras e mais claras, elevando os detalhes com uma optimização HDR precisa para fornecer uma qualidade de imagem tridimensional.

Para uma experiência mais imersiva, os televisores LG OLED e QNED podem ser emparelhados com as soundbars LG através do WOWCAST integrado, resultando numa qualidade de áudio superior a partir de uma conectividade wireless perfeita. Já a tecnologia WOW Orchestra cria imersão através de áudio tridimensional, com uma operação harmoniosa das colunas integradas da TV e da soundbar.

Sentem que o streaming é hoje um dos drivers para quem cria tecnologia?

Recentemente, a LG partilhou a sua visão ousada de se tornar uma plataforma de media e entretenimento, uma transformação empresarial que vai enriquecer a vida dos clientes, fornecendo serviços valiosos e uma colecção única de conteúdos seleccionados. Equipando mais de 200 milhões de LG Smart TV em todo o mundo, o webOS, a plataforma de smart TV da LG, continua a evoluir através de actualizações significativas para revolucionar a experiência do cliente, de forma a garantir uma vasta biblioteca de conteúdos e serviços, opções de streaming e outros, e para responder aos diversos estilos de vida e preferências dos consumidores.

Que recursos de conectividade são oferecidos pelos sistemas de cinema em casa da LG?

As LG smart TV de 2024, com o webOS mais recente, têm a capacidade de interagir com dispositivos domésticos inteligentes que suportam o Matter, o padrão universal para uma interacção IoT doméstica inteligente. Os televisores mais recentes da LG também suportam Apple AirPlay e Google Chromecast para uma melhor compatibilidade com dispositivos móveis, permitindo que os utilizadores façam o stream de conteúdo de um dispositivo para o seu ecrã de grandes dimensões facilmente, desbloqueando uma era de visualização excepcional em casa.

A LG anunciou na CES o Signature OLED T, um televisor transparente com ecrã de 4K e wireless. Quando está prevista a comercialização?

A LG SIGNATURE OLED T combina um ecrã OLED 4K transparente e a tecnologia de transmissão de vídeo e áudio sem fios da LG para transformar a experiência de visualização e o conceito de ecrã de várias formas. A OLED T vem dar início a um mundo com um potencial quase ilimitado, oferecendo aos utilizadores uma liberdade sem precedentes para organizar os espaços do lar. Tudo isto é complementado pela qualidade de imagem e performance líderes de segmento da LG OLED, alimentadas pelo novo processador α 11 AI. Apesar de ainda não haver datas para a comercialização, a OLED transparente reuniu o consenso do público, tendo arrecadado cinco CES 2024 Innovation Awards, incluindo o prémio Best of Innovation.

Como estão a lidar com os desafios de sustentabilidade na produção dos equipamentos?

A LG tem vindo a criar uma consciência ecológica em todas as fases do ciclo de vida dos seus produtos, desde a produção e utilização até à sua reciclagem. Neste sentido, continuamos a utilizar materiais reciclados e tratados na produção de novos electrodomésticos – que, por si só, minimizam o consumo de energia e as emissões, sendo eles próprios altamente recicláveis. Desta forma, a LG criou um ciclo virtuoso que beneficia o planeta e os consumidores, sendo que, desde 2006, recolhemos um total cumulativo de e-waste de cerca de quatro milhões de toneladas e, em 2022, o número de plásticos reciclados utilizados nos produtos da empresa atingiu as 32 987 toneladas, 25% a mais do que em 2021. As séries mais recentes das TV LG OLED evo utilizam apenas 40% do plástico que é utilizado nas TV LCD com a mesma dimensão de ecrã, resultando na redução de 20 mil toneladas todos os anos. Já as soundbars da LG contêm partes fabricadas a partir de resina de plástico reciclado, assim como tecidos de polyester feitos com materiais reciclados.

Como acompanham as tendências dos conteúdos de streaming e produção de filmes e que parcerias têm estabelecido?

Estabelecida em 2024, a plataforma webOS emergiu como líder global graças à sua evolução como uma das plataformas de smart TV mais utilizadas, com uma base de utilizadores em constante expansão. Apresentando uma vasta selecção de conteúdos para as LG Smart TV, a empresa oferece uma extensa colecção, mantendo parcerias valiosas com mais de 3500 fornecedores de conteúdos.

Recentemente, a LG anunciou que está a oferecer acesso gratuito a três meses de Apple TV+ a utilizadores de LG Smart TV em 93 países, incluindo Portugal. O trial de três meses está disponível na app Apple TV nas LG Smart TV 4K e 8K compatíveis (de 2018 e posteriores). Esta oferta estará em vigor até ao final de Abril de 2024. Equipadas com Dolby Vision e Dolby Atmos, os utilizadores das TV LG podem desfrutar da Apple TV+ em 4K com Dolby Vision e Dolby Atmos. As TV premium de 2024 da marca são as primeiras a suportar Dolby Vision e o Filmmaker Mode, o que garante uma experiência cinematográfica disponível em títulos Apple TV+ masterizados em Dolby Vision.

Que opções de personalização disponibilizam?

Com o mais recente upgrade do webOS, os utilizadores podem desfrutar de recomendações segundo as suas preferências e uma interface e conteúdos ajustáveis. Isto permite que os clientes possam aceder, por exemplo, ao Picture Wizard, o serviço que permite personalizar a qualidade da imagem ao seu gosto.

Qual é a visão da LG para o futuro do cinema em casa?

O período de pandemia e o crescimento das plataformas de streaming fizeram com que o cinema se tenha mudado para o conforto do lar. Por essa razão, os portugueses estão cada vez mais atentos às soluções tecnológicas para a criação de verdadeiras salas de cinema em casa, sendo que as smart TV e as soundbars da LG têm vindo a acompanhar essa tendência, quer pela aposta na qualidade dos seus produtos e soluções, quer pela criação de parcerias neste âmbito.

A IA e o deep learning devem, assim, ser encarados como uma oportunidade no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e modelos de negócio inovadores. Paralelamente, a aposta em soluções baseadas em software – como a optimização da nossa plataforma de smart TV webOS – é uma tendência para o futuro e é já uma realidade para a LG, que, recentemente, anunciou a sua visão de se transformar numa plataforma de media e entretenimento, de forma a oferecer serviços valiosos e uma colecção única de conteúdos. Só assim é possível construir uma oferta holística, combinando a mais avançada tecnologia de visualização e áudio com as soluções de software, que melhor respondem às necessidades dos consumidores de hoje.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em casa”, publicado na edição de Março (n.º 332) da Marketeer.

Artigos relacionados